Divulgado regulamento do Circuito Pessoense de E-Sports da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Divulgado regulamento do Circuito Pessoense de E-Sports da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

A Secretaria de Ciência e Tecnologia de João Pessoa (Secitec) tornou público, nesta quarta-feira (18), o regulamento e a ficha de inscrição para os interessados em participar do Circuito Pessoense de E-Sports, que acontecerá dentro da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (20ª Snct), no período de 23 a 25 de novembro no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em Tambauzinho, a partir das 14h. Apenas no sábado (25), a competição de League of Legend (LOL) será pela manhã, às 10h, e à tarde, às 14h, para saber quem será o grande vencedor.

O secretário da Secitec, Guido Lemos, comentou que a competição tem o objetivo de democratização da ciência e tecnologia, deixando-a acessível a todos os públicos. “A ideia é realizar uma grande festa de popularização da ciência para estimular aqueles que estão envolvidos em pesquisa, tecnologia e nos games”, completou Guido.

Sobre o Circuito – O evento faz parte da SNCT desde o ano passado e consiste em uma série de competições de jogos eletrônicos. O circuito pessoense é fruto de um projeto social que promove acesso para as pessoas que não têm computador ou vídeo game para jogar e competir. O objetivo dele é fortalecer o cenário de esportes eletrônicos no Estado.

O Circuito trará um pouco da cultura geek e competição dos jogos eletrônicos: League of Legends (LOL), Naruto Storm 4, Just Dance, FIFA, Arcade Games, Mortal Kombat e outros jogos no PS5. O diretor geral do Circuito Pessoense, Kauan Lima, comentou que competição é um aprendizado constante e valioso na organização dos jogos.

“O desafiante percurso tem nos proporcionado lições significativas que transcendem as meras tarefas e atribuições de planejamento. Estamos aprendendo bastante e nos divertindo muito”, disse.

Quem pode participar? – Qualquer pessoa que estiver presente na 20ª SNCT, no Espaço Cultural poderá participar dos jogos, com exceção do League of Legends (LOL), que devem ler o edital antes de se inscrever e seguir as diretrizes do regulamento. O edital, o regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis na árvore de links do Circuito e pode ser acessado por meio do link https://linktr.ee/cpepb.

O diretor geral do Circuito Pessoense, Kauan Lima, disse que a cultura geek dos jogos abrange uma ampla gama de disciplinas, como matemática, física, biologia, informática e muito mais. “Ao trazer elementos dessa cultura para um evento de ciência e tecnologia, você pode destacar a interconexão entre essas áreas e promover uma compreensão mais holística do conhecimento”, acrescentou Lima.

20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – Este ano a Semana tem como tema “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”. Ela acontece anualmente desde 2004. Foi estabelecida por meio do decreto presidencial do dia 9 de junho de 2004. Este ano, além da Caravana, o evento conta com outros eixos temáticos, a exemplo da Olimpíada de Robótica, Hackatons Temáticos, Circuito de Jogos (games), Espaço Geek, Oficina de Reciclagem, Olimpíada Paraibana de Matemática, 1º Desafio em História da Paraíba, 1º Desafio Paraibano em Ciências e outros.

A 20ª SNCT é apoiada pelo Ministério de Ciência e Tecnologia e Inovação, Governo do Estado da Paraíba e das instituições de pesquisa científicas: Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CNPq), do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), Fundação de Apoio ao Instituto Federal da Paraíba (IFPB).

“Sem contar na colaboração importante da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Faculdades Nova Esperança, Uninassau e Unipê. Além das empresas Daten, Proebus, Cagepa, Teletex, Funetec, Sebrae, Empreender Paraíba, Fiep, EPC. Sem eles nada disso seria possível”, destacou Guido Lemos. Fotos: Divulgação  

últimas notícias

Categorias

Redes Sociais