Escolas da rede municipal são destaque em série de reportagens da TV Câmara

Escolas da rede municipal são destaque em série de reportagens da TV Câmara

O olhar responsável e cuidadoso que a Prefeitura de João Pessoa tem com a educação virou destaque em uma nova série de reportagens produzida pela TV Câmara. Com uma estrutura educacional tida como referência e profissionais valorizados e empenhados, as escolas da Capital estão servindo como cenário para a produção que aborda importantes discussões relacionadas aos três níveis de ensino: infantil, fundamental e médio.

Os episódios são exibidos semanalmente, nas quintas-feiras, às 19h30, no canal de televisão 6.2 e, posteriormente, disponibilizados no YouTube. “Além de divulgar o trabalho do Legislativo, a programação da TV Câmara tem um olhar voltado para a cidadania. Então esse novo projeto vem falar sobre a educação, porque tudo nasce por ela. Nosso senso de cidadania começa por uma educação de qualidade”, ressaltou a gerente de conteúdo da TV Câmara de João Pessoa, Verônica Guerra.

Para trazer a educação como instrumento de transformação social, a produção entrevistou especialistas, consultores, professores, diretores de escolas, alunos, mães e pais. Para isso, visitaram instituições de ensino da rede municipal de João Pessoa e do Estado da Paraíba, desde creches e berçários até escolas do fundamental I e II e médio.

O primeiro episódio da série de reportagens foi ao ar no último dia 20 de setembro e abordou sobre a introdução ao ensino infantil. O segundo, exibido no dia 28, trouxe os desafios da transição da educação fundamental para o médio. “É aquele período em que o aluno deixa de ser criança e se torna adolescente… São muitas adaptações nessa fase, e nós precisávamos discutir isso”, comentou o produtor do projeto, Wanhilton Pessoa.

O terceiro episódio, que será exibido no dia 5 de outubro, vai falar sobre o ensino médio e a expectativa dos estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), além da evasão escolar. “Segundo o IBGE [Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística], o primeiro ano do ensino médio é o período de maior desistência dos alunos no Brasil. Então nós procuramos especialistas para comentar sobre essa realidade”, explicou Pessoa.

E o quarto episódio vai abordar a reprovação escolar: os motivos que levam alunos a serem reprovados; as medidas que as escolas adotam para evitar essa tomada de decisão; e a reprovação com um olhar positivo – como uma segunda chance para que o aluno possa corrigir aquilo que não conseguiu acompanhar ao longo de um ano letivo. “A ideia dessa série de reportagens é trazer um olhar da educação como direito substancial na vida de todos, inclusive, como garantia de direitos para o estudante e para família”, comentou a jornalista Meiry Alves, repórter do projeto.

“Nunca deixo de me emocionar com as histórias que ouço e conto. Tudo que mostramos nessa série nasceu do outro; do estudante, da professora, da mãe, da criança. Foi uma experiência incrível, pois estamos mostrando, por meio do jornalismo, o que a educação é capaz”, acrescentou.

Assinam o editorial do Programa Educação da TV Câmara: Wanhilton Pessoa – produção e edição de texto; Meyre Alves – reportagem; Tales Farias – edição de imagem; Luis Augusto Barbosa e Walter Junior – cinegrafistas. Reveja os primeiros episódios da série de reportagens acessando o canal da TV Câmara de João Pessoa no YouTube:

últimas notícias

Categorias

Redes Sociais