Espetáculos no Teatro Santa Roza e música na Catedral Brasília de Nossa Senhora das Neves marcam penúltimo dia

  Espetáculos de beleza ímpar, bailarinos e bailarinas com uma leveza que impressiona, sincronia de movimentos, perfeição. As apresentações da Companhia Municipal de Dança de João Pessoa e do Balé Teatro Guaíra, de Curitiba, na noite desta terça-feira (19), deixaram o público na expectativa para os próximos espetáculos de dança na cidade e, sob aplausos, foi encerrada a penúltima noite do Centro em Cena, no Teatro Santa Roza.  

“Com o Centro em Cena, reafirmamos a força e a capacidade criativa da nossa cultura, da nossa arte voltada para o território do Centro Histórico”, ressaltou o diretor-executivo da Funjope, Marcus Alves.    

Ele afirmou que o prefeito Cícero Lucena tem um projeto forte e grande para a restauração do Centro Histórico que passa por cinco grandes eixos: da infraestrutura, com o melhoramento das ruas e avenidas; da habitação, com o projeto desenvolvido pela Secretaria de Habitação para trazer moradores e vida para o Centro Histórico; de mobilidade urbana, que envolve a Semob; da segurança pública e da Funjope, que está instalada ali há bastante tempo, com atividades culturais em todos os seus equipamentos.  

“Privilegiando as ações de cultura no Centro Histórico, estamos dando a contribuição da cultura e da arte, essa cultura e essa arte que têm a capacidade de agregar um valor econômico para o Centro Histórico e para gerar uma economia e um desenvolvimento local. O Centro em Cena faz parte desse projeto e nós integramos culturas de João Pessoa, da Paraíba e brasileiras”, acrescentou.

 Dança – A Companhia Municipal de Dança de João Pessoa apresentou o espetáculo ‘Cordel’. Criado para a abertura do evento ‘Caminhos do Frio’, no município de Bananeiras, foi encenado pela primeira vez em João Pessoa. O tema resgata as raízes dessa manifestação popular.  

“É um orgulho estar participando desse Festival, eu que sempre estive presente no Centro em Cena, e agora, com a Companhia Municipal de Dança de João Pessoa nesse evento que é tão importante e nesse palco que chega a arrepiar. Estar aqui no Teatro Santa Roza já é uma emoção muito grande e estar com a Companhia, voltando para o Centro em Cena, como coreógrafa, é muito emocionante”, destacou a diretora da Companhia Municipal de Dança de João Pessoa, Stella Paula Carvalho.    

Com trilha sonora composta por música armorial, a maioria autoral, de Rucker Bezerra, e coreografia de Evana Arruda, o espetáculo traçou uma linha de movimentos típicos de manifestações culturais do Nordeste, que costumam ser retratadas na literatura de cordel.    

Luiz Fernando Bongiovanni, diretor do Balé Teatro Guaíra, valorizou o intercâmbio entre as companhias de dança de João Pessoa e a de Curitiba, que é o balé oficial do estado do Paraná. “É uma conexão entre o Paraná e a Prefeitura de João Pessoa, uma troca muito rica e muito importante. Estou muito feliz de estar participando do Centro em Cena”, afirmou.    

O Balé Teatro Guaíra apresentou o espetáculo ‘V.I.C.A’, cujas iniciais significam Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade, características do mundo pós-moderno, que se acentuaram com a pandemia de Covid-19. Com coreografia de Lili de Grammont, o Balé Teatro Guaíra mostrou que a arte pode ser uma estratégia porque conecta as pessoas de uma maneira única.  

Música –A programação desta terça-feira (19), começou durante a tarde, quando os acordes do Quinteto de Metais da Banda 5 de Agosto ecoaram na Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves.     Foi um momento ímpar de conferir o talento dos instrumentistas dentro da programação do Centro em Cena, com a execução de clássicos da MPB, bossa nova e forró. Os músicos fizeram a alegria dos fãs, incluindo canções dos Beatles no repertório    

“Como artista que sou, acredito que movimentos como o Centro em Cena são muito importantes porque, inclusive, estimulam novos públicos, os mais jovens, a conhecer um pouco mais da nossa cultura”, declarou o estudante João Víctor.   

Centro em Cena –O Festival, realizado pela Fundação Cultural da Prefeitura de João Pessoa (Funjope), começou na quarta-feira (15) e segue até esta quarta (20), envolvendo culturas populares, artistas locais, circo, música e dança. A programação completa pode ser conferida no link https://www.joaopessoa.pb.gov.br/destaque/centro-em-cena/.

últimas notícias

Categorias

Redes Sociais