Espetáculos teatrais, culturas populares, literatura e cordel movimentam o Centro Histórico

O Centro em Cena atraiu o público para o Centro Histórico de João Pessoa, nesta segunda-feira (18), com uma série de atividades culturais que reforçam a importância de valorizar a tradição local. Culturas populares, literatura, feira de cordel, homenagem e dança marcaram a programação que segue até esta quarta-feira (20).

O diretor-executivo da Fundação Cultural de João Pessoa, Marcus Alves, afirma que este é um momento muito especial que a cultura da cidade vive por tudo que está sendo feito pelo Centro em Cena, por todas as atividades realizadas no dia a dia. “Pelos grandes projetos como Festa das Neves, São João, Festival de Quadrilhas Juninas, a Paixão de Cristo, enfim, tudo que a nossa equipe tem se empenhado para realizar junto com o prefeito Cícero Lucena. Nós temos a certeza de que estamos numa linha correta da nossa política de cultura, sobretudo, quando focamos no Centro Histórico”.

Marcus Alves entende que a cultura e o entretenimento têm uma grande potencialidade para ajudar a resolver o problema desse território. “Isso fica bastante comprovado em ações como o Sabadinho Bom, nos grandes eventos que temos realizado ali. Todos estão de parabéns e eu agradeço o empenho das pessoas, dos profissionais de cultura e do público porque abraçou o nosso projeto do Centro em Cena e entendeu que esse é um caminho possível para o nosso Centro Histórico”, acrescenta.

Culturas populares – Na programação desta segunda-feira, a tarde foi animada pelos grupos de culturas populares no Largo de São Frei Pedro Gonçalves. Albanisa Maria Silva, coordenadora do grupo de idosos Dinâmico Cultural, elogiou a iniciativa que considera valiosa para reconhecer a importância da cultura.

“Quero agradecer o convite que tivemos para participar dessa apresentação aqui. O grupo se sentiu muito lisonjeado. Temos 15 anos de existência e 39 componentes, todas idosas, a mais velha com 93 anos. Temos dança country, de salão, danças regionais, xaxado, dança cigana e carimbó. Estamos muito honradas”, comentou.

Além do grupo Dinâmico Cultural, se apresentaram ainda na Lona de Circo erguida no mesmo espaço o Coco de Roda e Ciranda dos Tupinambás e ainda o Grupo Sementes Paraibanas.

Literatura – A mostra literária ‘Molduras Poéticas’ ganhou voz com a premiada atriz paraibana Zezita Matos, acompanhada por Carlito Campos. Teve também declamações dos cordelistas Merlanio Maia, Claudete Gomes, Robson Jampa, Dalmo de Oliveira, Hélio do Exu, Marineuma de Oliveira e Luiz Felipe Ferreira, sem contar com a homenagem que a Companhia Bigorna de Teatro fez para o ator, escritor e dramaturgo Fernando Teixeira pelos seus 80 anos.

Teatro– A programação no Teatro Santa Roza começou às 19h e contou com três apresentações. Estiveram no tablado o Grupo de Teatro Kairós, da Escola Municipal Padre Pedro Serrão; os integrantesda Tribo Éthnos e ainda da Curitiba Companhia de Dança.

“É muito importante para nós estarmos aqui no Centro em Cena. Precisamos que mais eventos como esse aconteçam em João Pessoa. Moro no Centro Histórico, na Vila Sanhauá, e tenho o sonho de ser parte na construção desta cena. Estou ligado nas comunidades do entorno, e quero ver essa cultura acontecendo. O Centro em Cena tem que ser um ponta de lança e que venham outros eventos para cá”, elogiou o multiartista Vant Vaz, da Tribo Éthnos, que se apresentou na noite desta segunda-feira.

“Quando recebemos o convite para estar nesse festival foi bem gratificante, ainda mais com a obra que trouxemos, Memória de Brinquedo, que relata sobre a infância dos anos 80, 90 até 2000, quando não tinha influência da tecnologia. Estar aqui em João Pessoa, conhecer a cidade e o festival está sendo grandioso para a Companhia”, declarou Nicole Vanoni, diretora geral e artística da Curitiba Companhia de Dança.

Pela manhã, também no Teatro Santa Roza, aconteceu um workshop de dança contemporânea ministrado pelo professor Davi Lopes, da Curitiba Companhia de Dança.

Centro em Cena – O Festival, realizado pela Fundação Cultural da Prefeitura de João Pessoa (Funjope), acontece de 15 a 20 de setembro, envolvendo culturas populares, artistas locais, circo e dança. A programação completa pode ser conferida no link https://www.joaopessoa.pb.gov.br/destaque/centro-em-cena/.

últimas notícias

Categorias

Redes Sociais