Fiscalização do Procon-JP no comércio de brinquedo da Capital apreende 102 produtos e autua cinco lojas

Fiscalização do Procon-JP no comércio de brinquedo da Capital apreende 102 produtos e autua cinco lojas

Fiscalização da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor em lojas que comercializam brinquedos e artigos infantis na Capital apreendeu 102 produtos com data de validade vencida ou sem data de fabricação, nesta terça-feira (3), primeiro dia da operação. A inspeção, que se estende até à sexta-feira, 6 de outubro, visitou 14 estabelecimentos e, desses, autuou cinco.

Além de verificar os dados de segurança previstos pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), a fiscalização olha, ainda, a aplicação da legislação para esse segmento do comércio, a exemplo da precificação dos produtos.

O objetivo da operação é verificar se os produtos destinados ao público infantil estão em conformidade e sem apresentar algum tipo de irregularidade.

O secretário do Procon-JP, Rougger Guerra, salienta que a secretaria inspeciona a aplicação de um check list de leis, como as que garantem as especificações que devem conter nas embalagens e que são previstas pelo Inmetro.

“É imprescindível verificar, além do Selo de Qualidade do Inmetro, se o brinquedo traz na embalagem informações como a faixa etária a que se destina”.

Outra orientação do titular do Procon-JP é quanto às informações virem escritas em língua portuguesa, ainda que o produto tenha sido fabricado no exterior.

“Alerto que as instruções de montagem e de uso que devem constar nas embalagens devem ser legíveis e compreensíveis. Se isso não ocorrer, é uma irregularidade”, avisa Rougger Guerra.  

Atendimentos do Procon-JPSede:

Avenida Pedro I, 473, Tambiá

Recepção: 83 3213-4702

Instagram: @procon_jp

Procon-JP na sua mão: 83 98665-0179

WhatsApp Transporte público: 83 98873-9976  

últimas notícias

Categorias

Redes Sociais