Instituto Cândida Vargas realiza ações com usuárias no Dia Mundial da Menopausa

Instituto Cândida Vargas realiza ações com usuárias no Dia Mundial da Menopausa

O Instituto Cândida Vargas (ICV), que faz parte da rede hospitalar da Prefeitura de João Pessoa, realizou, na manhã desta quarta-feira (18), uma ação em alusão ao Dia Mundial da Menopausa.  A equipe do ambulatório aproveitou a data para realizar atividades especiais, ajudando as mulheres a entender o período do climatério e os impactos da menopausa.  

Durante a ação, a médica Andréia Larissa, que é responsável pelos atendimentos do ambulatório do climatério, realizou, em parceria com a Coordenadoria da Psicologia, uma sala de espera para as usuárias, esclarecendo as principais dúvidas.  

A atividade contou com mais de 40 participantes e focou nos aspectos dos sintomas e tratamento. “Sabe-se que para a maioria das mulheres esse período de climatério é marcado pelo fim da menstruação mensal. Porém, essa fase também irá afetar diretamente o bem-estar físico, emocional, mental e social destas e de seus companheiros. Estamos num serviço de referência de cuidado integral, então, nosso trabalho é cuidar de modo integral de todas as usuárias, em todas as suas fases do ciclo reprodutivo”, disse a coordenadora da Psicologia do ICV, Poliana Dantas.  

A diretora multiprofissional do ICV, Ana Giovana, ressaltou que na unidade de saúde, a mulher é valorizada em todos os seus estágios de vida. “Reforço a importância da ação e parabenizo a todos os profissionais do ICV pela sensibilidade de celebrar esse dia importante, mundialmente reconhecido pela OMS, onde se celebra a mulher na sua plenitude. Então, a mulher aqui na Cândida Vargas é valorizada, seja ela em período fértil ou não. O importante é o cuidado interior e a valorização do ser”, frisou.  

Marilene, 50 anos, acompanhante de uma usuária do ambulatório, disse que vem sendo acompanhada pelo serviço e aprendeu bastante. “Já estou querendo marcar com a doutora Andréia Larissa, pois achei muito bom saber que tudo o que eu sinto pode ser tratado”, contou.   gale

A Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhece que a maioria das mulheres passa pela menopausa entre as idades de 45 e 55 anos, como parte natural do envelhecimento biológico. O Dia Mundial da Menopausa está no centro de debate da saúde física e mental das mulheres que estão nesse período.  

Ambulatório do climatério – O ICV criou o ambulatório de Climatério, que é voltado a atender o público de mulheres nessa faixa etária tão delicada e que demanda cuidados específicos e integralizados. É uma fase cheia de mudanças físicas e com grande impacto psicológico, que requer uma atenção direcionada por profissionais capacitados e atuantes na área.  

últimas notícias

Categorias

Redes Sociais