Instituto Cândida Vargas recebe certificado da Anvisa em práticas de segurança do paciente

O bom trabalho produz excelentes resultados. A equipe de diretores e coordenadores do Instituto Cândida Vargas (ICV) recebeu, nesta terça-feira (19), o certificado de alta adesão na avaliação das práticas de segurança do paciente concedido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A unidade hospitalar, administrada pela Prefeitura de João Pessoa, tem buscando diariamente oferecer mais segurança para pacientes e seus profissionais, o que justifica o reconhecimento desse trabalho.  

O evento, que ocorreu no auditório da Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa) e também foi transmitido on-line, contou com a presença de representantes da direção e do Núcleo de Segurança dos Pacientes (NSP). Estes foram contemplados com alta conformidade na avaliação das práticas de segurança do paciente.  

“Receber o certificado significa que a instituição demonstrou um compromisso com a segurança do paciente, implementando medidas rigorosas para prevenir incidentes. Isso inclui a implementação de sistemas de relatórios de incidentes, treinamento adequado para a equipe de saúde, protocolos de segurança rigorosos, revisões regulares de práticas clínicas e uma cultura de melhoria contínua”, pontuou Daisy Maria Sousa de Albuquerque, coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente do ICV.  

Segundo o diretor administrativo e financeiro do ICV, Marcelo Melo, esse resultado mostra o trabalho eficiente de toda a equipe. “Nossa direção não tem medido esforços em investir para cada dia melhorar ainda mais as condições de trabalho e assim garantir, com o apoio necessário, à segurança do nosso bem maior, nosso binômio mãe/bebê”, disse.  

Núcleo – O Núcleo de Segurança do Paciente é responsável por promover e garantir a segurança dos pacientes. Suas atividades incluem desenvolver protocolos de segurança, fornecer treinamento, coletar e analisar incidentes, gerenciar riscos, realizar campanhas de conscientização e colaborar com comitês multidisciplinares. O objetivo principal é criar um ambiente seguro, prevenir incidentes e melhorar continuamente a qualidade do atendimento prestado.  

Atualmente, o setor não desempenha apenas suas atividades regulares, mas também recebe suporte do Projeto Paciente Seguro, com consultoria do Hospital Moinhos de Vento. Essa colaboração tem demonstrado resultados significativos na melhoria dos indicadores de qualidade da assistência, especialmente aqueles relacionados aos Protocolos de Segurança do Paciente. Essas melhorias são implementadas por meio de ferramentas de gestão da qualidade em diversos setores assistenciais da maternidade.

últimas notícias

Categorias

Redes Sociais