Jardim Itabaiana e 4 de Outubro definem o título da Taça das Favelas em novembro

Jardim Itabaiana e 4 de Outubro definem o título da Taça das Favelas em novembro

Em campo, muita disputa entre as 16 comunidades participantes da edição Paraíba da Taça das Favelas – maior torneio de futebol de campo entre favelas do mundo. Mais de 350 jogadores passaram pelo Centro de Treinamento Ivan Tomaz durante o fim de semana, onde foram realizadas as disputas de Oitavas, Quartas e Semifinais. Finalistas, Jardim Itabaiana e 4 de Outubro farão a grande decisão no dia 18 de novembro.   

A competição é promovida pela Central Única das Favelas – CUFA/PB, em parceria com a Prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer).    

As partidas foram disputadas em dois tempos de 20 minutos cada, e ao todo, foram realizados 14 confrontos, cinco deles terminaram empatados e precisaram ser definidos nas cobranças dos pênaltis. Os times balançaram as redes em 20 oportunidades, e pelas cobranças de pênaltis, anotaram 33 gols.  

Com partidas bem disputadas e muita emoção, principalmente nas Semifinais, onde os dois finalistas foram conhecidos após o confronto da marca penal Jardim Itabaiana e 4 de Outubro, duelarão para a conquista da Taça.  

No primeiro jogo que valia a vaga para a final, os meninos da 4 de Outubro levaram a melhor sobre Riachinho. No tempo normal, a partida terminou com o placar zerado, já no tiro dos 11 metros, 2 a 0 e vaga assegurada. A segunda partida também foi definida nos pênaltis. Jardim Itabaiana foi mais eficiente e bateu Irmã Dulce por 3 a 2.  

Campanhas – Dos dois finalistas, a equipe com melhor desempenho nos jogos é o 4 de Outubro. Até aqui são duas vitórias, ambas pelo placar mínimo e a vaga na final conquistada após empate. A competição começou com 16 equipes e passou por três fases até a decisão.    

4 de Outubro – Campanha até a final

1ª Fase – 4 de Outubro 1 x 0 São José

2ª Fase – 4 de Outubro 1 x 0 Citex

3ª Fase – Riachinho 0 (0 x 0) 2 4 de Outubro  

Já a Comunidade do Jardim Itabaiana teve um caminho mais complicado até à final. Em duas das três partidas, a vitória só veio nos pênaltis. Na segunda fase, por exemplo, o time eliminou o Gadanhe após 17 cobranças, feito que se repetiu nas semifinais, mas dessa vez sobre a Irmã Dulce.

 Jardim Itabaiana – Campanha até a final

1ª Fase – Jardim Itabaiana 2 x 0 São Rafael

2ª Fase – Jardim Itabaiana 1 (9 x 8) 1 Gadanhe

3ª Fase – Irmã Dulce 0 (2 x 3) 0 Jardim Itabaiana  

Confira os resultados das Oitavas de Final:
4 de Outubro 1 x 0 São José

Citex 1 (3 x 2) 1 São Geraldo

São Matheus 1 x 0 Taipa

Riachinho 2 x 0 Aratu

Gadanhe 4 x 0 Nova Canaã

Jardim Itabaiana 2 x 0 São Rafael

Irmã Dulce 0 (3 x 1) 0 Muçumagro

Vista Alegre 3 x 0 São Luiz  

Confira os resultados das Quartas de Final:

4 de Outubro 1 x 0 Citex

Riachinho 1 x 0 São Matheus

Jardim Itabaiana 1 (9 x 8) 1 Gadanhe

Vista Alegre 0 x 1 Irmã Dulce  

Confira os resultados das Semifinais:

Riachinho 0 (0 x 0) 2 4 de Outubro

Irmã Dulce 0 (2 x 3) 0 Jardim Itabaiana    

No ano passado, a Taça das Favelas teve a primeira edição nacional, disputada em São Paulo, com a seleção do Rio de Janeiro vencendo a edição feminina, e a de São Paulo, vencendo a masculina. Em dez anos, mais de cinco mil favelas, em todo o território nacional, participaram do evento que ao longo dos anos movimentou 400 mil jovens.    

últimas notícias

Categorias

Redes Sociais