João Pessoa: o cenário ideal para transformação de hábitos saudáveis através do esporte e recreação

A Capital paraibana é o cenário ideal para a transformação nos hábitos por meio da prática de atividades esportivas, seja pelo clima tropical ou por uma infraestrutura adequada. A cidade oferece uma ampla variedade de opções para aqueles que buscam se exercitar, se divertir e desfrutar da natureza. A maior delas vem através das diversas opções gratuitas oferecidas pela Prefeitura, através da Secretaria de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer).

A iniciativa que tem influenciado positivamente a rotina e os costumes da população, promove bem-estar físico e mental para todos os participantes. A maior delas vem por meio do projeto ‘Campeões do Amanhã’, que disponibiliza 17 modalidades, além das academias, os Centros de Referência da Juventude (CRJ’s) e aulas práticas nas praças espalhadas em sete pontos da cidade.

Desde crianças até idosos, os benefícios têm sido evidentes, seja na construção de uma vida mais saudável, no fortalecimento de laços sociais ou no combate ao sedentarismo. Para os jovens, as atividades surgem como uma oportunidade única de descoberta e aperfeiçoamento de talentos, além de servirem como ferramenta na prevenção da criminalidade e marginalização.

“A atividade ser gratuita é um incentivo a mais para as pessoas quererem participar. Hoje, eu uso o esporte como uma atividade de lazer, no horário diferente da escola, mas no futuro, quero utilizá-lo como instrumento para conscientizar mais jovens”, comentou o estudante William Lucas, de 13 anos, atleta do handebol de quadra.

Duas vezes por semana, mais de 20 futuros atletas entre 8 e 16 anos frequentam as aulas ministradas pela professora Verônica Fernandes, no Ginásio de Esportes Neuza Gonçalves Brandão, no bairro dos Bancários. Ela aponta a modalidade como ferramenta essencial para moldar o caráter e construir relacionamentos saudáveis. “A gente trabalha aqui não só como atleta, mas para formar um cidadão, na busca do respeito, criando laços de amizades e, principalmente, segurança para que possamos desenvolver o melhor de cada um deles. O espaço é adequado para trabalharmos nessa perspectiva de tornar pessoas melhores”, explicou.

A professora faz elogios aos esforços da Prefeitura Municipal de João Pessoa em incentivar as modalidades, e a parceria com os pais das crianças e adolescentes: “Eles estão sempre nos treinos, se dispõem a nos ajudar, e esses parceiros engrandecem ainda mais o trabalho”, comentou.

“O esporte é motivante, nos estimula e a gente só consegue vislumbrar coisas boas. Diminui as chances de nossos filhos ficarem dia a dia na frente de celulares, e o melhor de tudo é ser gratuito, principalmente para a minha família, já que a quadra está próxima da minha casa. A população tem mesmo é que aproveitar e agradecer a prefeitura por nos ofertar esse trabalho. Agora só depende do nosso esforço para que nossos filhos tenham um futuro melhor, na saúde e na mente”, comentou a dona de casa, Suely da Silva.

Suely acompanha de perto a filha Heloísa Helena, que aos 08 anos se destaca entre os integrantes do grupo. E mesmo com a pouca idade, Heloísa diz que as aulas nas terças e quintas-feiras já fizeram ela desenvolver outras habilidades: “Eu desenvolvi muito a atenção, a colaboração de fazer o trabalho em equipe e talvez quando eu crescer eu possa ser até uma atleta profissional. O esporte melhorou muita coisa na minha vida”, falou.

Outra modalidade que é destaque no projeto são as aulas de canoagem para crianças a partir de 04 anos de idade, que são ministradas na região das Três Lagoas. As lições, que são da responsabilidade da Federação Paraibana de Canoagem, acontecem nas manhãs de terça, quinta e sábado.

É um ciclo que traz resultados, para além dos pódios, onde cada vez que um atleta ou equipe se destaca, seja ganhando medalhas, quebrando recordes ou obtendo um resultado inesperado, é criada uma influência sobre todos que acompanham.

Hoje, mais de 40 crianças participam do projeto da Sejer, que segue incentivando crianças e adolescentes que desejam ingressar na atividade e que nutrem o sonho de ser atletas profissionais. “Nesses três anos de retorno, a canoagem tem mudado a vida de muitas crianças, principalmente as que seguem no caminho da disciplina e do estudo, conquistando uma formação e uma vida melhor”, contou o professor Ricardo Bezerra.

Com todas essas opções, os jovens podem seguir sonhando em alcançar todos os objetivos possíveis, até mesmo o lugar mais alto do pódio – seja numa competição, ou na vida.

Já para adultos e idosos, que muitas vezes têm uma rotina sedentária, as atividades representam uma verdadeira transformação na qualidade de vida. A possibilidade de participação em campeonatos, competições e corridas promovidas pela Secretaria de Juventude, Esporte e Recreação é um estímulo para uma regularidade de exercícios físicos, tornando-os mais ativos e saudáveis, mas também desenvolvendo habilidades emocionais e mentais, como a disciplina, o trabalho em equipe, a resiliência e a superação de desafios.

O investimento na promoção do esporte como ferramenta de transformação social tem se mostrado um caminho assertivo para a construção de uma sociedade mais ativa e integrada. Dessa forma, a Prefeitura se consolida como um agente de mudança que proporciona oportunidades e melhorias significativas na vida de seus habitantes.

últimas notícias

Categorias

Redes Sociais