João Pessoa participa de oficina com objetivo de otimizar o cenário vacinal

Gestores e profissionais de saúde da rede municipal de João Pessoa participaram, nesta segunda-feira (11), de uma oficina sobre microplanejamento promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), com objetivo de qualificar coordenadores de imunizações que possam aplicar o modelo de gestão e resgatar também as altas coberturas vacinais.

O microplanejamento (MP) parte do reconhecimento da realidade local, considerando as características sociodemográficas, econômicas, sociais e necessidades dos municípios e das suas menores divisões, como a área de abrangência de uma equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF) e Unidade Básica de Saúde (UBS), fortalecendo a descentralização e a territorialização.

“Esse planejamento é importante para discutir as necessidades territoriais de ações de vacinação local, para atingir o público-alvo, alcançando as metas estabelecidas de cobertura vacinal, obtendo desta forma um olhar de acordo com a realidade em diferentes esferas populacionais”, disse Fernando Virgolino, chefe da Seção de Imunização da Prefeitura de João Pessoa.

A ação deve ser desenvolvida por profissionais de saúde dos diferentes níveis de atenção que compõem o Sistema Único de Saúde (SUS) nas diversas áreas relacionadas com as imunizações, como o Programa de Imunização, Vigilância Epidemiológica (VE), Atenção Primária à Saúde (APS).

De acordo com Talita Tavares, gerente executiva de Vigilância em Saúde, serão qualificados os 223 municípios paraibanos. “Dentro das propostas para o resgate das altas coberturas vacinais dos programas de imunização, é importante estratégias de vacinação, fortalecendo as salas de vacinas, otimizando os serviços ofertados por cada serviço”, destacou.

Microplanejamento – O processo de MP tem como objetivo as Atividades de Vacinação de Alta Qualidade (Avaq) para o resgate das altas coberturas vacinais dos programas de rotina e outras estratégias de vacinação, e, consequentemente, a erradicação, a eliminação e o controle de doenças imunopreveníveis. Destaca a importância das funções essenciais e gerenciais do Programa Nacional de Imunizações (PNI) e reforça a utilização de ferramentas para sistematização, planejamento e execução das ações de vacinação.

No dia 30 de setembro, será lançada a Campanha de Multivacinação no Estado da Paraíba e no dia 7 de outubro ocorrerá o Dia D.

últimas notícias

Categorias

Redes Sociais