João Pessoa registra redução dos casos de dengue nos últimos quatro meses

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de João Pessoa registrou redução nos números de casos de dengue durante os últimos quatro meses na Capital. Os dados da Vigilância em Saúde da SMS mostram que no mês de abril deste ano foram registrados 717 novos casos do vírus no Município, enquanto no mês de agosto foram 218.

Desde abril deste ano, a curva que representa o número de casos confirmados a cada mês tem sido decrescente, com 509 em maio, 312 em junho e 283 em julho. Já em setembro, foram 46 novos casos confirmados até esta sexta-feira (14).

De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde, Raquel Moraes, além da sazonalidade do vírus, a redução no número de casos da doença no Município se deve também às ações promovidas pela Prefeitura de João Pessoa. “As equipes têm realizado um trabalho de monitoramento nos locais de maior incidência do mosquito Aedes aegypti, vetor da dengue e outras arboviroses, além das atividades de orientações nas escolas municipais e ações preventivas em todas as regiões da cidade”, afirmou.

Outras arboviroses – Em relação aos casos de chikungunya, houve um aumento de abril (83) para maio (87) e, a partir daí, também observa-se uma curva decrescente, com 67 em junho, 61 em julho e 47 em agosto.

Já os dados referentes ao zika vírus mostram estabilidade nos meses de abril, maio e junho, com 5 novos casos em cada mês, apresentando uma queda para apenas 1 caso em julho e um aumento para 6 casos em agosto. No mês de setembro, até esta sexta-feira (14), ainda não foi registrado novo caso de zika e chikungunya na Capital.

Prevenção – Além das ações da Prefeitura, a Vigilância em Saúde alerta que a participação da população também é importante no combate e prevenção às arboviroses. Ações simples podem evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti e eliminar seus potenciais criadouros, como por exemplo, colocar telas em portas e janelas, descartar o lixo adequadamente, manter as áreas externas da casa sempre limpas, retirar a água dos pratos de plantas, tampar caixas d´água e qualquer outro reservatório de água.

últimas notícias

Categorias

Redes Sociais