Leo Bezerra reforça ações da gestão em benefício das pessoas com deficiência na abertura de Conferência Municipal

Leo Bezerra reforça ações da gestão em benefício das pessoas com deficiência na abertura de Conferência Municipal

A Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc) e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de João Pessoa (Comped) iniciaram, nesta terça-feira (24), a 2ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de João Pessoa. Este ano, o evento tem como tema central o ‘Cenário atual e futuro na implementação dos direitos da pessoa com deficiência: construindo um Brasil mais inclusivo’. O encontro segue nesta quarta-feira (25).  

O vice-prefeito Leo Bezerra esteve na abertura do evento e reforçou as medidas tomadas pela gestão pública em prol da acessibilidade e cidadania das pessoas com deficiência do município. “Todas as ruas pavimentadas na nossa gestão têm calçadas padronizadas e o piso tátil para que as pessoas possam usufruir de suas ruas, possam visitar seus vizinhos. Nós temos carros que vão pegar as.  crianças que não podem se locomover e levar pra escola. Elas também são acompanhadas por cuidadoras”, ressaltou.  

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marina Felismina, reforçou a importância da Conferência. “É um importante espaço democrático de participação das pessoas com deficiência na plenária, no sentido de construir propostas e protagonizar o seu seguimento. O Comped está alinhado com todas as secretarias do Município e com a sociedade civil na perspectiva de ouvir as demandas e encaminhá-las para os órgãos responsáveis”, comentou.  

Eixos temáticos – Os debates e deliberações serão guiados por cinco Eixos Temáticos: estratégias para manter e aprimorar o controle social assegurando a participação das pessoas com deficiência; garantia do acesso das pessoas com deficiência às políticas públicas e avaliação biopsicossocial unificada; financiamento da promoção de direitos da pessoa com deficiência; cidadania e acessibilidade; e os desafios para a comunicação universal.    

Parcerias – Para a realização da Conferência, a Prefeitura contou com a parceria entre as Secretarias de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc), de Desenvolvimento Social (Sedes), Gestão Governamental e Articulação Política (Seggov), Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad) e do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência.  

O evento teve a presença do secretário municipal dos Direitos Humanos e Cidadania, João Corujinha; da secretária de Desenvolvimento Social, Norma Gouveia; do secretário de Gestão Governamental, Diego Tavares; da presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Suzy Belarmino; do vereador Marmuthe Cavalcanti; da deputada estadual Cida Ramos; da presidente da Funad, Simone Jordão; além de representantes da Comissão de Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB-PB e da Comissão Interinstitucional da Pessoa com Deficiência.

últimas notícias

Categorias

Redes Sociais