Médicos da Rede Municipal trabalham no cuidado e promoção à saúde da população  

Médicos da Rede Municipal trabalham no cuidado e promoção à saúde da população  

Na Rede Municipal de Saúde, os médicos estão presentes em diversos níveis de atenção, desde a básica, com acompanhamento aos usuários das Unidades de Saúde da Família (USFs), passando pelos atendimentos nas policlínicas e centros especializados até a assistência hospitalar e na rede de urgência e emergência. Nesta quarta-feira (18) é dia de celebrar e reconhecer a importância desses profissionais que cuidam da saúde da população.  

Para o médico intensivista e secretário municipal de Saúde, Luis Ferreira, a valorização da categoria é essencial para o bom funcionamento dos serviços de saúde e para um atendimento digno à população. “São profissionais que atuam, diariamente, de forma incansável para prestar assistência à saúde das pessoas e salvar vidas. Por isso é tão necessário respeitar e reconhecer o trabalho dos médicos”, destacou o secretário.  

Nos serviços de Atenção Básica, o médico de saúde da família realiza consultas, orientações, participa de grupos educativos com os usuários, auxilia na coordenação do cuidado, que envolve a relação com toda uma rede de atenção e com outros profissionais na busca pelo melhor cuidado e na melhor experiência para o usuário.  

Alex Almeida é médico de saúde da família e comunidade na USF José Américo I e ressaltou a importância da relação do profissional com o paciente. “Além de órgãos ou sistemas, eu os conheço em sua completude, incluindo o contexto familiar e a comunidade na qual residem. A oportunidade de atuar de forma ampla, desde as ações de prevenção e promoção à saúde até o diagnóstico e tratamento das enfermidades é gratificante para mim e me faz recordar o porquê de ter escolhido a Medicina como profissão. Espero continuar contribuindo para a saúde daqueles que necessitam”, afirmou.  

Também atuando na Atenção Básica, a médica Karina Suassuna atende na USF Verde Vida, no Bairro das Indústrias, e falou sobre os desafios no exercer da profissão. “Os médicos desempenham papel vital na promoção da saúde e no tratamento de doenças. Muitos são os desafios enfrentados diariamente, porém o profissional dedicado consegue vencer as dificuldades de estabelecer uma relação sólida e de confiança com seus pacientes, contribuindo para um cuidado mais personalizado e eficaz. Assim, o médico, junto com toda a equipe, proporciona os cuidados contínuos para a comunidade”, destacou.  

Além dos médicos que se dedicam diariamente nas USFs, a Rede Municipal de Saúde também conta com aqueles atuam nos hospitais, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Samu, policlínicas, Centros de Atenção Psicossocial, Centros de Referência para as Pessoas com Deficiência e outros serviços de Atenção Especializada.  

São intensivistas, cirurgiões, cardiologistas, neurologistas, ortopedistas, reumatologistas, dermatologistas, endocrinologistas, ginecologistas, geriatras, pediatras, psiquiatras e outros especialistas que desenvolvem seu trabalho nesses locais para atender a população.          

últimas notícias

Categorias

Redes Sociais