Ministério da Justiça prorroga permanência da Força Nacional no RJ por mais três meses

Ministério da Justiça e Segurança Pública prorrogou a permanência da Força Nacional no estado do Rio de Janeiro por mais três meses. A portaria, publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (5), esclarece que o batalhão deve apoiar forças de segurança locais para garantir a preservação da ordem pública e da segurança das pessoas e do patrimônio. “O contingente a ser disponibilizado obedecerá ao planejamento definido pela Diretoria da Força Nacional de Segurança Pública, da Secretaria Nacional de Segurança Pública”, especifica a publicação. Além disso, pasta confirmou o envio de homens para ajudar no combate a incêndios florestais no estado do Amazonas.

A Força Nacional foi criada em 2004 e é formada por policiais militares, bombeiros militares, policiais civis (delegados, agentes e escrivães) e peritos. Ela não faz parte das Forças Armadas, e o envio dos integrantes deve ser solicitado por governadores de estado ou ministros do governo federal para apoiar o órgão ou um ente estadual ou um ente federal.

As equipes da Força Nacional atuam no Rio de Janeiro desde outubro do ano passado junto à Polícia Rodoviária Federal, principalmente em áreas metropolitanas da cidade do Rio. O principal objetivo é o patrulhamento de rodovias para impedir a circulação de cargas e veículos roubados, além de coibir o tráfico de drogas e armas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

últimas notícias

Categorias

Redes Sociais