Moradores de Mangabeira lotam Avenida Josefa Taveira para assistir ao desfile cívico das escolas da Rede Municipal de Ensino

Os moradores de Mangabeira lotaram a Avenida Josefa Taveira, na manhã deste domingo (3), para assistir ao desfile cívico das escolas da Rede Municipal de Ensino, que abriu a programação em alusão ao dia 7 de Setembro, data em que se comemora a Independência do Brasil. A programação é promovida pela Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP), sendo organizada pela Seção de Bandas Escolares. No próximo sábado (9), o desfile será no Bairro dos Ipês, na Avenida Joaquim Pires Ferreira. Todos os desfiles acontecem das 8h às 12h.

A secretária de Educação e Cultura, América Castro, destacou a importância histórica do evento, que reforça o sentimento de pertencimento e reflexão. Ela ainda falou sobre a abertura dos desfiles ser realizada em Mangabeira e lembrou que até o final do mês outros bairros também terão desfiles. “Mangabeira é o pontapé, mas até o dia 24 nós teremos várias apresentações. Todos os distritos da Capital serão contemplados com a presença das nossas escolas, onde vamos mostrar os avanços da educação”, disse a secretaria, que agradeceu o empenho e a dedicação de todos para a realização do desfile.

A Polícia Militar abriu o evento em Mangabeira, seguida da Escola Militar e Bombeiro Civil, acompanhada da Banda Marcial da Escola Municipal Apolônio Sales de Miranda. Da Rede Municipal de Ensino desfilaram, neste domingo, 21 bandas marciais e 11 escolas.

Joalisson Souza, que é estoquista e mora em Mangabeira há 25 anos, disse que sempre acompanha os desfiles com a família e elogiou o evento. “O desfile aqui no bairro já é uma tradição e todos os anos nós prestigiamos esse evento, aqui na Josefa Taveira, que atrai muitas famílias. É bonito ver as crianças desfilando”, afirmou.

Além das escolas, desbravadores, escoteiros, grupo de idosos e academia de Jiu-Jitsu desfilaram acompanhados das bandas marciais das escolas municipais Deputado Fernando Paulo Carrilho Milanez, Duarte da Silveira, José Américo e Tharcilla Barbosa, respectivamente.

Um momento muito esperado foi o desfile dos alunos do Centro Escolar Municipal de Atividades Pedagógicas Integradoras (Cemapi) Arthur da Costa Freire, que entraram na avenida acompanhados da Banda Marcial da Escola Municipal Darcy Ribeiro.

A operadora de caixa Edvânia Souza contou que o filho Enzo, aluno do 6º Ano da Escola Municipal Luís Vaz de Camões, em Mangabeira, estava ansioso para participar do desfile. “É a primeira vez que ele participa do evento e estava muito empolgado, esperando por esse momento. Então, eu vim assistir e achei muito bonito e muito organizado”, avaliou. O estudante não escondeu a satisfação de representar a escola e já planeja participar do desfile no próximo ano. “Estarei aqui, com certeza”, completou Enzo de Souza.

Ainda participaram do desfile cívico o Clube de Aventureiros, além de escolas da rede estadual da Capital, escolas particulares e Banda Fanfarra Simples CEI de Itabaiana-PB. O encerramento do primeiro dia foi feito pela Banda Marcial Sênior da Sedec, que é formada por professores e ex-alunos da Rede Municipal de Ensino.

O desfile cívico tem o apoio de várias secretarias municipais, a exemplo da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb), Autarquia Municipal Especial de Limpeza Urbana (Emlur), Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-JP). O Governo do Estado, por meio da Polícia Militar, também foi parceiro do evento.

Programação dos desfiles cívicos até o final do mês:

Sábado (09)

Bairro dos Ipês – Avenida Joaquim Pires Ferreira

Domingo (10)

Bairro José Américo – Avenida Hilton Souto Maior

Sábado (16)

Bairro das Indústrias – Avenida Cidade de Cajazeiras

Domingo (17)

Bairro Valentina de Figueiredo – Campo da Marquise, início da Rua Avelina dos Santos

Sábado (23)

Bairro Funcionários II – Rua Desembargador João Santa Cruz de Oliveira

Domingo (24)

Bairro Alto do Mateus – Rua Joca Velho

últimas notícias

Categorias

Redes Sociais