Novo aparelho de raio-X amplia em quase 80% número de exames na UPA Cruz das Armas

A Prefeitura de João Pessoa entregou, em agosto, um novo aparelho de raio-X à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Cruz das Armas. Mais moderno e digital, em apenas um mês de uso, os benefícios do aparelho já impactam na assistência prestada na unidade. A chegada do novo equipamento ampliou em 79,01% o número de exames na unidade, em comparação ao mesmo período do ano passado.

Em agosto deste ano, primeiro mês de uso do novo raio-X, foram realizados 870 exames, enquanto que no mesmo período do ano passado foram 486 raios-X. Os principais exames realizados foram de tórax adulto e infantil, seguidos do abdômen, seios da face e coluna.

A direção da UPA Cruz das Armas estima que a realização de raio-X representa 10% dos atendimentos realizados na unidade. De acordo com diretor técnico, Dr. Felipe Montenegro, o novo aparelho garante uma imagem com melhor resolução e um diagnóstico mais rápido e seguro.

“O equipamento atual utiliza uma placa eletrônica para formar uma imagem digital sem necessidade de nenhum outro equipamento e o tempo de exame reduziu para uma média de dois minutos, além da probabilidade de falhas durante o exame ser quase zero. Agora, por conta da alta resolução da imagem digital, é possível visualizar patologias que antes não eram possíveis, o que possibilita ao médico realizar um diagnóstico mais preciso. Além disso, a dose de radiação utilizada para formar a imagem é menor, tornando o exame mais seguro para o paciente”, explica o médico.

O diretor explica ainda que com o aparelho antigo a imagem era gerada através de processamento químico dos filmes radiográficos. Também eram necessários muitos materiais e manutenção constante dos aparelhos, além da grande probabilidade de falha na revelação das imagens. O exame também levava, em média, oito minutos para ser concluído.

Melhorias – A UPA de Cruz das Armas passou recentemente por melhorias estruturais, com a reforma da área verde e recebeu intervenções na climatização, reforma da recepção e paisagismo. 

A unidade está localizada na Avenida Cruz das Armas e realiza cerca de nove mil atendimentos mensais.

últimas notícias

Categorias

Redes Sociais