Palestra sobre protagonismo abre projeto ‘Você Prefeito nas Escolas’ que acontece na Rede Municipal de Ensino

A Escola Municipal Chico Xavier, situada no bairro do Bessa, abrigou, na manhã desta quarta-feira (13), a abertura do projeto “Você Prefeito nas Escolas”, uma iniciativa da Prefeitura de João Pessoa, através da parceria entre a Secretaria Executiva da Participação Popular (SEPP) e a Secretaria de Educação e Cultura (Sedec).

“É na escola que podemos mostrar o que somos capazes de fazer. É neste espaço que formamos cidadãos, que nos reconhecemos como sujeitos de mudança”, afirmou Fátima Soares, representante da Sedec. Ela fez um agradecimento especial aos alunos que participaram do projeto, enfatizando que as palestras vão fazer uma diferença na formação escolar e cidadã de cada estudante.

A palestra que deu início ao projeto “Você Prefeito nas Escolas” tratou sobre protagonismo juvenil e foi realizada pelo secretário executivo da Participação Popular, Thiago Diniz. A próxima atividade acontecerá nesta quinta-feira (14) e o tema será sobre saúde mental, às 10h, na Escola Municipal Padre Pedro Serra, no bairro do Cristo.

“Viemos falar sobre o protagonismo de cada um de vocês. Para além de ser alunos, vocês é que vão escrever as suas próprias histórias. Queremos destacar que esse protagonismo procura melhorar o ambiente em que se vive, seja a escola ou nos bairros que vocês moram. Protagonismo é poder se antecipar e todos podem fazer isso de maneira coerente e cidadã”, disse o secretário.

Os alunos participaram ativamente do projeto. Para Thainá Pereira, que fez uma saudação inicial, disse que é um privilégio para os alunos terem contato com assuntos tão importantes e que serão decisivos para a construção de uma vida adulta.

“Somos privilegiados. Não são todos os estudantes que têm essa oportunidade. Estamos bem ansiosos para aprender mais e passar o que aprendemos para frente”, disse a aluna.

Já a diretora da escola Socorro Pinto disse que esta é uma parceria que vem crescendo e se fortalecendo, pois desde o ano passado, os alunos se envolvem na participação popular. “Desde o ano passado nossos alunos estiveram nas Audiências Públicas. O prefeito Cícero Lucena está de parabéns por levar adiante um projeto dessa envergadura”, falou.

O coordenador do projeto da SEPP, André Rodrigues, explicou que todos os temas que vão compor o projeto foram escolhidos pelos próprios alunos. “Foi um processo de escuta, no qual visitamos antecipadamente várias escolas públicas. Foram os estudantes que elegeram sobre o que queria discutir. O protagonismo já começa aí”, ressaltou.

O grupo Poesia de Cordel, que é da Escola Municipal Padre Pedro Serrão, fez a abertura cultural do evento e deixou o recado em forma de rima, afirmando que crianças, adolescentes e jovens são tão responsáveis pela cidade quanto os adultos. Nos versos, temas ligados ao Setembro Amarelo e meio ambiente já mostraram o que pode ser conseguido com o protagonismo na escola. “Usamos a arte para falar de assuntos importantes para todos não só da escola, mas para toda a cidade”, disse o estudante Mário Silva.

A diretora administrativa Ismênia Douettes acrescentou que, com o projeto, haverá mais um aporte para caminhos que apontem para a justiça social e o despertar do senso cidadão desde cedo. “Nossos alunos estão atentos, são participativos e estão muito entusiasmados com o projeto”, falou.

últimas notícias

Categorias

Redes Sociais