Parceria entre a Coordenadoria LGBT e UFPB amplia atendimento psicológico para usuários

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Coordenadoria de Promoção à Cidadania LGBT e Igualdade Racial, firmou parceria com o curso de Psicologia, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A partir dessa junção, serão disponibilizadas 23 vagas para estudantes de Psicologia, em período de estágio, ampliando o atendimento aos usuários da Coordenadoria.

“O objetivo da parceria é garantir saúde psicológica para os usuários e usuárias da Coordenadoria, uma vez que a Psicologia Clínica é o serviço mais solicitado pelos usuários”, afirma o coordenador da Coordenadoria de Promoção à Cidadania LGBT e Igualdade Racial, Geraldo Filho.

Ele explica que “o objetivo principal da extensão ‘Deveres da Clínica: transversalidade, clínica ampliada e o apoio às práticas de cuidado nas redes de atenção à saúde’ é apoiar as atividades clínico-institucionais de profissionais de saúde e estagiários de Psicologia nas redes de apoio intersetorial e do SUS”.

Essa é a segunda parceria nesse formato. A Coordenadoria LGBT já tem uma parceria com o curso de Psicologia da Faculdade Uninassau.

Os atendimentos serão realizados na Coordenadoria, em uma Unidade de Saúde da Família (USF) e na Coordenação de Apoio Institucional, da Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES-PB).

Os interessados devem se dirigir à Coordenadoria, preencher um cadastro, e, posteriormente, se necessário, o usuário é encaminhado para o atendimento na Psicologia Clínica. “Na Coordenadoria, em particular, serão desenvolvidos trabalhos ligados ao acolhimento e a escuta psicológica, realizados como ações de apoio e articulação da rede, inclusive em âmbito intersetorial, considerando a importância das políticas de equidade”, ressalta.

Para Geraldo Filho, os resultados esperados englobam o fortalecimento e apoio as intervenções clínico-institucionais, fomento de atividades formativas e espaços de discussão. Com o desenrolar do trabalho em equipe será possível, também, a articulação de projetos e ações de pesquisa e ensino, contribuição na elaboração de fluxos de atendimento e mapeamento da rede de serviços, além da elaboração e publicação de materiais.

Mais informações por meio dos telefones 3213-5289/5290 e via WhatsApp – 9.8730 6036.

últimas notícias

Categorias

Redes Sociais