Policlínica do Cristo celebra Dia do Surdo com atividades de promoção à saúde

Policlínica do Cristo celebra Dia do Surdo com atividades de promoção à saúde

A Policlínica Municipal do Cristo, da Prefeitura de João Pessoa, realizou nesta sexta-feira (29), uma ação de promoção à saúde das pessoas com deficiência auditiva, em alusão ao Dia Nacional do Surdo. A atividade contou com atividades voltadas a este grupo e a presença de intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

De acordo com a diretora da Policlínica do Cristo, Fátima Miranda, o serviço busca sempre prestar assistência à comunidade surda por meio dos intérpretes de Libras que acompanham os usuários durante os atendimentos de saúde. “Esse trabalho voltado para as pessoas surdas não acontece apenas em ações pontuais, mas é desenvolvido diariamente dentro da nossa rotina, dando atenção e assistência aos nossos usuários surdos, desde o acolhimento até o momento em que ele é atendido”, destacou.

Durante a ação, os usuários tiveram a oportunidade de aproveitar uma programação com apresentação teatral em Libras, palestra sobre saúde mental, orientações de higiene bucal, roda de conversa temática, espaço da beleza e bem estar, sorteio de brindes e lanche para os participantes.

Para a representante da Comunidade Surda de João Pessoa, Elizângela de Lima Araújo, o trabalho realizado na Policlínica do Cristo é muito importante no acesso das pessoas com deficiência auditiva, residentes em João Pessoa a serviços de saúde.

“Desde a primeira vez que procurei o serviço, eu percebi que a equipe é preocupada em acolher e se comunicar com os usuários surdos. Isso é muito importante, porque sabemos que estão interessados em quebrar barreiras e abrir portas dentro da sociedade”, afirmou Elizângela, por meio de tradução de intérprete de Libras.

A policlínica disponibiliza intérprete de Libras, rotineiramente, para auxiliar pessoas surdas durante consultas, exames e realização de outros procedimentos de saúde. Para ter acesso, basta o usuário solicitar o acompanhamento através de agendamento prévio no serviço.

Dia Nacional do Surdo – O dia 26 de setembro é lembrado marca a luta da comunidade surda brasileira por direitos e inclusão. Oficializado em 2008, por meio do decreto de lei nº 11.796, o dia foi escolhido por ser a data de fundação da primeira escola de surdos no país, o Instituto Nacional de Educação de Surdo (INES).

últimas notícias

Categorias

Redes Sociais