Prefeito autoriza obras para construção de calçadas com acessibilidade no Bairro dos Estados

Uma cidade mais inclusiva, por meio de obras como do programa de pavimentação, a reforma das escolas e unidades de saúde, entre outras ações, com o olhar da gestão municipal voltado para a questão da acessibilidade. O prefeito Cícero Lucena reforçou esse compromisso, nesta segunda-feira (4), com a assinatura da ordem de serviço para requalificação das avenidas Santa Catarina e Goiás, no Bairro dos Estados.

A solenidade aconteceu no Instituto dos Cegos da Paraíba, instituição que acolhe pessoas com deficiência visual, que precisam de itens de acessibilidade para terem a mobilidade melhorada. As duas vias contempladas, nesta ordem de serviço, dão acesso ao Instituto. O prefeito Cícero Lucena disse as obras, como de pavimentação e padronização das vias, beneficiam deficientes, cadeirantes e idosos, em uma demonstração de carinho e respeito da Prefeitura.

“Essa obra vai nos permitir interligar o Instituto dos Cegos, que não tinha acessibilidade, onde as pessoas precisam se deslocar da Avenida Epitácio Pessoa, muitas vezes correndo risco serem atropeladas. Deus está nos permitindo padronizar essas calçadas, ligando a Epitácio até o girador do Cemitério Santa Catarina, para que as pessoas possam se deslocar, além dos cadeirantes e, consequentemente, sem correrem risco de vida. É mais uma ação da Prefeitura, de uma cidade que cuida”, afirmou o prefeito.

Os obras serão realizadas pela Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), com investimento de R$ 1 milhão. As intervenções previstas são a construção de calçadas em concreto industrial, com tela metálica, meio-fio pré-moldado, piso tátil direcional, rampas e sinalização, nos dois sentidos das vias. O prazo de conclusão é de seis meses.

Helena Holanda, da Coordenação de Pessoas com Deficiência da Prefeitura de João Pessoa, lembrou que luta há 50 anos na causa das pessoas com deficiência na Capital. Os maiores avanços, segundo ela, foram na atual gestão municipal. “Principalmente nas ruas, que é o maior problema da gente, onde moram muitos deficientes nos bairros. Aqui, na Avenida Santa Catarina, que espera há décadas, ele prometeu e está cumprindo”, afirmou.

Marcos Felipe, que é acolhido pelo Instituto dos Cegos, disse que o piso tátil é um item fundamental para auxiliar no seu deslocamento. “A cidade vem avançando, espero que as obras continuem sendo realizadas, até que toda Capital seja dotada de itens de acessibilidade. Eu espero que os motoristas também se conscientizem, respeitem a sinalização”, alegou.

Participaram da solenidade o deputado estadual João Gonçalves, os vereadores Marcílio do HBE, Luiz Flávio, Guga Oliveira, Coronel Sobreira e Zezinho do Botafogo, além de vários secretários municipais.

últimas notícias

Categorias

Redes Sociais