Prefeito dá largada para Copa Brasil de Paraciclismo e diz que competição mostra que João Pessoa é referência em inclusão

João Pessoa tem tradição no paraciclismo, tanto que está sediando, pelo terceiro ano consecutivo, a Copa Brasil da modalidade, que está reunindo, na Capital, mais de 100 atletas de 15 estados e de dois países até este domingo (17), na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano. O prefeito Cícero Lucena deu a largada do evento, neste sábado (16), e disse que a competição mostra que a cidade também é referência de inclusão.

“Muito feliz, porque nós estamos aqui tendo um evento com mais de 100 atletas, que vão tirar tempo para os Jogos Parapan-Americanos. João Pessoa está como referência, também nesse esporte, mostrando toda sua vontade, desejo de ser uma cidade ainda mais inclusiva. Então, é algo gratificante para a gente ver um evento tão importante da Confederação Brasileira do Ciclismo e Paraciclismo”, afirmou o prefeito.

O secretário de Juventude, Esporte e Recreação, Kaio Márcio, ressaltou que a Copa Brasil é muito importante, principalmente para os atletas do Nordeste, que pela primeira vez vão estar participando de uma etapa de campeonato brasileiro. Ele também destacou o apoio que a Prefeitura está dando a essa modalidade.

“O nosso pensamento é que essa competição seja uma iniciação esportiva para dar oportunidade para quem nunca teve, além das pessoas despertarem o interesse para novos atletas, para a gente poder, além de aumentar a modalidade, conseguir de fato ter uma competição de altíssima qualidade. É um esporte que tem uma atenção toda especial e o olhar inclusivo da Prefeitura”, afirmou.

As provas deste sábado são na categoria contrarrelógio, onde os atletas disputam quem faz o percurso de 14 quilômetros no menor tempo. Rômulo Lazaretti, coordenador técnico Paralímpico, disse que a competição consolida João Pessoa como uma das principais sedes da modalidade, inclusive credenciando a cidade para receber, em 2025, o Campeonato Brasileiro de Paraciclismo.

“João Pessoa, na administração do prefeito Cícero Lucena, sempre nos recebeu muito bem, entendendo a proposta de esporte de alto rendimento. A cidade está consolidada, depois do terceiro ano, e espero que possa sediar outro evento ainda mais importante, que é o Campeonato Brasileiro de Paraciclismo. Já é um sucesso ter 140 atletas brasileiros inscritos, além de Panamá e Venezuela, que estão participando para a caça de pontos para as qualificações de Paris”, explicou.

Edson Rocha é atleta de handbike. Ele está em João Pessoa pela segunda vez para a prova de contrarrelógio. Ele agradeceu toda cooperação da Prefeitura com a modalidade. “Tanto no transporte quanto na segurança e na função de fazer essa transição, do hotel para a competição. Sou muito grato a toda João Pessoa”, agradeceu.

últimas notícias

Categorias

Redes Sociais