Prefeitura abre Olimpíadas Escolares e competição deve reunir quase três mil alunos

A Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec) abriu, nesta segunda-feira (18), em evento no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, as Olimpíadas Escolares Municipal. Até o dia 30 de setembro, quase três mil alunos estarão reunidos em um evento que une educação, cultura e esportes – três vias garantidoras de educação, dignidade, respeito e inclusão às crianças e adolescentes.

A secretária de Educação e Cultura, América Castro, celebrou o momento que ela considera como uma oportunidade para reunir atletas em uma grande confraternização. Para ela, os jogos auxiliam no aprendizado dos alunos e também os motiva a estudar mais e até a participar de novas competições. A gestora vislumbra a disputa entre escolas como um trampolim para que as crianças e adolescentes de João Pessoa possam alcançar campeonatos de níveis ainda mais altos, como os nacionais.

“Estamos fazendo essa grande confraternização que são as Olimpíadas Escolares e a partir daí, quem sabe, trazer atletas para competir nacionalmente. E a gente vê o brilho das crianças e dos professores, porque eles faziam aqueles treinos e não tinham as competições. Tudo isso inclui esporte, educação e lazer e essa parte lúdica faz com que as crianças fiquem motivadas a estar na escola. Eu sou professora da rede pública e sei o quanto é importante essa parte lúdica nas escolas”, ressaltou América Castro.

A secretária-executiva da pasta, Luciana Dias, também estava na abertura dos jogos olímpicos e enfatizou o movimento de inclusão que tem a competição. “As Olimpíadas Escolares é um grande movimento da nossa rede de ensino envolvendo esporte, cultura e educação. Os nossos jogos olímpicos são para todos os alunos, inclusive paratletas, com inclusão em diversas modalidades, porque o esporte é desenvolvimento do corpo físico, intelectual e mental”, destacou.

Para os alunos, as Olimpíadas Escolares sempre deixam um grande ensinamento sobre ganhar e perder. E quem já entendeu muito bem a questão foi Paulo Roberto, do 7º ano da Escola Arnaldo de Barros Moreira, no Bairro dos Novais. Mas, mesmo compreendendo essa lição, o que ele espera mesmo é levar o troféu para a sua escola. “O esporte é muito bom porque ensina a gente a ter mais disciplina e respeito com os outros. Eu quero competir e ganhar e levar a taça para a escola”, disse.

Olimpíadas Escolares – São 69 escolas da Rede Municipal de Ensino envolvidas nas Olimpíadas Escolares organizada pela equipe da Divisão de Educação Física, Saúde e Esporte Escolar (Defise). Os alunos disputarão os jogos em dez modalidades esportivas diferentes. Fazem parte da competição: futsal, basquete, vôlei, handebol, futebol de travinha, judô, xadrez, natação, atletismo, bocha paraolímpica, além do Kids Games, que será no dia 30 na Vila Olímpica Parahyba, às 8h.

O evento – A abertura das Olimpíadas Escolares de João Pessoa começou com o desfile tradicional das escolas e seguiu com as apresentações culturais desenvolvidas nas unidades de ensino, que emocionou o público. Depois, foi feito o hasteamento das bandeiras e o juramento dos alunos para iniciar os jogos. O ponto alto foi o revezamento da tocha e, em seguida, o acendimento da pira olímpica.

últimas notícias

Categorias

Redes Sociais