Prefeitura de João Pessoa investe na promoção do turismo e atrai cada vez mais visitantes

Participação em feiras e eventos de promoção turística, atividades locais de divulgação do artesanato e da economia criativa e constante qualificação de profissionais. Essas são algumas das ações realizadas pela Secretaria de Turismo (Setur) de João Pessoa no compromisso em fortalecer o turismo local.  

Nesta quarta-feira, dia 27, é celebrado o Dia Mundial do Turismo – data que tem como objetivo ressaltar a importância econômica, social e cultural dessa atividade. O turismo está ligado ao setor terciário e movimenta uma enorme cadeia econômica, desde os serviços diretamente associados a ele, como hotelaria e transporte, quanto outras atividades produtivas, a exemplo de restaurantes e lojas.  

“Todo esse trabalho terá reflexo positivo na alta temporada de 2023/2024, com aumento do fluxo de turistas na Capital paraibana e, não tenho dúvidas, irá superar as expectativas de todos, porque as ações da Setur são feitas não apenas para o bem-estar e segurança dos turistas, mas, sobretudo, das pessoas que residem na nossa cidade. Esse trabalho é contínuo”, destacou o secretário de Turismo, Daniel Rodrigues.  

Os investimentos refletem diretamente no número de visitantes que chegam à Capital paraibana. Segundo dados da empresa espanhola Aena Brasil, que administra os aeroportos de João Pessoa e Campina Grande na Paraíba, o Aeroporto Castro Pinto apresentou aumento de 34% no número de passageiros em 2022, na comparação com o ano anterior.  

Destino completo – O publicitário paulista Rogério Caiok escolheu João Pessoa para tirar alguns dias de descanso. Ele e a esposa já são turistas recorrentes, pois apreciam a tranquilidade e as belezas naturais da Capital paraibana. “Mas não posso deixar de falar da culinária. A variedade da comida, o sabor tem um tempero diferenciado. E o povo também é sempre acolhedor. Vamos voltar com certeza”, comentou.  

Já o agropecuarista José Roberto de Toledo chegou essa semana para sua primeira estadia em João Pessoa. “Conhecemos várias cidades do Nordeste e chegou a vez de explorar João Pessoa. Já estamos fazendo o roteiro com a agência de turismo para conhecermos as principais praias daqui”, contou.  

O chefe de Infraestrutura e Serviços de Apoio ao Turismo, Vinicius de Brito, destacou que João Pessoa tem o combo perfeito para atrair os turistas: belas praias de águas mornas, rico patrimônio histórico e gastronomia de alta qualidade. “Mas também é destacada como uma cidade pronta para receber os principais eventos, combinando sua beleza natural com a hospitalidade de seus habitantes e a oferta de restaurantes de qualidade. Tudo isso contribui para ser um destino completo para turistas e eventos de grande relevância”, comentou.  

Outras ações – A Setur desempenha ainda um papel fundamental na regulamentação, no fortalecimento e no apoio aos guias turísticos licenciados em João Pessoa. Além de oferecer programas de qualificação e treinamentos, como workshops e cursos específicos, a secretaria mantém um canal aberto de diálogo e suporte para a categoria profissional.  

Além disso, a regulamentação é uma parte essencial do trabalho da Setur. “Nosso papel é assegurar que os serviços de transportes turísticos e guias estejam em conformidade com o Decreto 6.795/10, que regulamenta os serviços de transporte turístico em João Pessoa; e a Lei Municipal 8.688, que rege a profissão de guia de turismo na cidade”, explicou Vinicius de Brito. Segundo ele, a fiscalização é realizada para garantir que veículos de turismo, como vans e ônibus, tenham sempre um guia cadastrado e homologado a bordo durante os passeios locais.  

O secretário de Turismo, Daniel Rodrigues, ressaltou que a pasta também desempenha um papel crucial na prevenção da clandestinidade nos serviços de transporte turístico. O foco é combater a ação de motoristas de aplicativos que operam fora das plataformas oferecendo serviços sem regulamentação e com preços exorbitantes. “A secretaria orienta os turistas a sempre buscar informações sobre as empresas e profissionais que estão contratando, evitando abordagens não autorizadas. Garantir a segurança dos turistas e a qualidade de suas experiências é a principal prioridade da Setur, incentivando a escolha de profissionais e serviços de transporte turístico devidamente regulamentados no Cadastur”, comentou.  

Olhando para o futuro, a Secretaria de Turismo tem planos ambiciosos. O projeto de Exposição João Pessoa 360° será levado a nível nacional, promovendo a cidade de maneira ainda mais ampla. A Setur lançará ainda campanhas contra a pirataria no turismo e um código de conduta no turismo contra a exploração sexual de crianças e adolescentes, visando a preservação e promoção do destino.

últimas notícias

Categorias

Redes Sociais