Prefeitura de João Pessoa lança campanha Outubro Rosa no Instituto Cândida Vargas

Prefeitura de João Pessoa lança campanha Outubro Rosa no Instituto Cândida Vargas

Na manhã desta segunda-feira (2), aconteceu o lançamento da campanha Outubro Rosa, no auditório do Instituto Cândida Vargas (ICV). A atividade foi realizada pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), da Diretoria de Atenção à Saúde e da Área Técnica de Saúde da Mulher. O evento discutiu a importância do rastreamento e diagnóstico precoce para o tratamento em tempo hábil e mostrou as ações que a saúde municipal pode oferecer para agilizar o acesso.

Para Luís Ferreira, secretário de saúde de João Pessoa, o momento mostra o cuidado que a gestão tem pela saúde da mulher. “É um pontapé inicial de um mês diferente, um momento que o prefeito Cícero Lucena quer que se prolongue durante o ano. É um mês de atenção especial à saúde da mulher, com o rastreamento do câncer de mama, com atenção psicológica e social, que as mulheres precisam. É um mês que representa o que iremos fazer durante o ano”, disse.

Durante o evento, aconteceu uma palestra sobre a importância do diagnóstico precoce, orientações sobre o fluxo correto de atendimento às pessoas que necessitem fazer a mamografia, ultrassonografia de mama e o tratamento. Além disso, os presentes participaram de um coffee break, que finalizou a atividade.

A coordenadora da Área Técnica e Saúde da Mulher de João Pessoa, Rosselle Leite, destacou o programa Tudo Rosa, criado pelo prefeito Cícero Lucena, como um trabalho efetivo que funciona durante todo o ano. “Temos o objetivo de rastrear o câncer de mama, com o objetivo de conscientizar as mulheres a se cuidarem o ano inteiro e não apenas no mês de outubro. É importante o rastreamento, pois com o diagnóstico precoce a chance de cura é de 95%”, enfatizou.

O evento contou com a participação dos representantes de todos os serviços de saúde da SMS. Foi um momento oportuno para profissionais da Rede de Atenção à Saúde alinharem informações importantes sobre o rastreamento e seguimento dos casos alterados de câncer de mama.

A campanha do Outubro Rosa é internacional e tem o objetivo de relembrar, anualmente, a importância da prevenção do câncer de mama e o seu diagnóstico precoce, a fim de contribuir para a redução da mortalidade e promoção da qualidade de vida das pessoas acometidas pela neoplasia, em especial as mulheres, que representam 99% dos casos diagnosticados. O câncer de mama é a primeira causa de morte por câncer, na população feminina, em todas as regiões do Brasil, exceto na região Norte, onde o câncer do colo do útero ocupa o primeiro lugar, segundo informações do Instituto Nacional de Câncer (Inca).

últimas notícias

Categorias

Redes Sociais