Prefeitura de João Pessoa realiza curso para mulheres em quilombo urbano

A Prefeitura de João Pessoa vem realizando ações junto aos quilombos urbanos que se encontram na região de Paratibe, tendo como principal objetivo reforçar suas raízes culturais, levando também qualificação e conhecimento para que essas pessoas ingressem no mundo do trabalho.

Uma dessas ações acontece desde segunda-feira (11), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), na Associação da Comunidade Negra de Paratibe – Remanescente do Quilombo Paratibe, em parceria com o Instituto Metochi. As 10 alunas que se inscreveram para o curso “Se Futuro Feito a Mão” estão aprendendo a fazer agendas e cadernos, desde o corte das folhas até os acabamentos finais, para que possam realizar a comercialização desses produtos.

A secretária de Desenvolvimento Social, Norma Gouveia, destacou que a Prefeitura vem tendo um diálogo mais próximo aos quilombos urbanos, principalmente visando promover caminhos para que a cultura seja preservada mas também possam ser levadas ações que melhorem a qualidade de vida deles. “É muito importante estarmos atentos às necessidades deste público e, principalmente, provendo qualificação, emancipação econômica e trabalho, respeitando suas raízes culturais e o que é de seu interesse”, reforçou.

Joseane Santos é a líder da Associação e vê como positiva a oportunidade que as mulheres do quilombo estão recebendo. “Desde 2006 estamos fazendo um trabalho de resgate da nossa cultura, somos um quilombo urbano e é importante que, principalmente, as mulheres tenham oportunidade e conhecimento para poderem crescer. Elas estão se capacitando, mas também resgatando sua autoestima, vendo que é possível ir além”, pontuou.

Gislaine de Jesus é uma das alunas do curso e reforçou o quanto é importante o conhecimento trazido às mulheres quilombolas. “O curso é muito interessante, vamos passar a semana toda aprendendo e é sempre bom aprender algo diferente, além de reforçar os nossos laços de afeto enquanto comunidade”.

As aulas acontecem na própria Associação, com facilitadores do Instituto Metochi, que trabalha realizando cursos de qualificação em locais em vulnerabilidade social. Anízia Gonçalves é secretária executiva e destacou a parceria com a Prefeitura de João Pessoa. “Nosso objetivo é trabalhar com mulheres e prover uma oportunidade de geração de renda e dignidade, através da qualificação para o trabalho, empregabilidade e também o empreendedorismo. Escolhemos este curso porque é um gerador de renda rápido, que, ao fim das aulas, as alunas já estarão aptas a comercializar o que for produzido por elas”, finalizou.

últimas notícias

Categorias

Redes Sociais