Prefeitura decreta ponto facultativo na sexta-feira, mas garante assistência em saúde durante feriadão

Prefeitura decreta ponto facultativo na sexta-feira, mas garante assistência em saúde durante feriadão

A Secretaria de Administração (Sead) da Prefeitura de João Pessoa decretou ponto facultativo no expediente desta sexta-feira (13) e os servidores municipais terão um feriadão prolongado de quatro dias. Nesta quinta (12), é feriado nacional em celebração ao dia da santa Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida. O que não vai parar de funcionar nestes dias é a rede de assistência em saúde e quem precisar de atendimento, terá acesso por meio da rede de urgência e emergência, que funciona 24h.  

Do dia 12 ao dia 15 de outubro, a assistência está garantida pelas quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPA), localizadas nos bairros de Manaíra, Bancários, Valentina e Cruz das Armas, além do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que poderá ser acionado através do número 192. Para assistência em saúde bucal, os Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) da Torre e de Mangabeira seguirão atendendo 24h e, caso seja necessário atendimento de urgência em saúde mental, a população conta com o serviço do Pronto Atendimento em Saúde Mental (Pasm).  

Os hospitais que compõem a rede municipal também estarão atendendo. Das cinco unidades hospitalares, funcionam como porta de urgência o Complexo Hospitalar de Mangabeira (Ortotrauma), o Hospital Municipal Infantil do Valentina e a maternidade Cândida Vargas. Já os hospitais Santa Isabel e Prontovida, seguirão funcionando no feriado prolongado, mas com atendimento apenas por meio de regulação.  

As vacinas que compõem a campanha de multivacinação estarão sendo disponibilizadas nos pontos extras em horários diferenciados, divulgados ao longo da semana. Consultas e exames já marcados para as datas serão mantidos ou reagendados de acordo com o funcionamento do serviço, que entrará em contato com o paciente para informar.  

Setores administrativos

Os setores administrativos da rede municipal de saúde, assim como os serviços da atenção básica e especializada, como as Unidades de Saúde da Família (USF), Centros de Práticas Integrativas, programa Saúde em Movimento, as Policlínicas Municipais e os demais serviços que não atuam como porta de urgência e emergência, não funcionarão na quinta (12) e sexta-feira (13). Aos sábados e domingos, normalmente não há atendimento ao público nesses serviços e assim permanecerá.  

Todos os serviços retornam a normalidade na segunda-feira (16).  

O decreto de ponto facultativo compreende o serviço público municipal, não sendo, portanto, válido para empresas privadas e comércio. Com o decreto que será publicado no Diário Oficial do Município, os veículos oficiais devem ser recolhidos ao Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria, ou às secretarias de origem, no final do expediente da quarta-feira (11). Exceto os veículos destacados para os serviços essenciais, os demais voltam a circular na manhã da segunda-feira (16).  

Além da rede de urgência em saúde, entre os serviços essenciais que são mantidos pela Prefeitura, mesmo em dias de feriado e ponto facultativo, estão os de fiscalização do trânsito e limpeza urbana.

últimas notícias

Categorias

Redes Sociais