Prefeitura disponibiliza atendimento especializado no Centro de Inclusão para Pessoa com Deficiência

O Centro de Referência Municipal de Inclusão para Pessoa com Deficiência (CRMIPD) funciona em parceria com as Secretarias de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc), Saúde (SMS) e Educação e Cultura (Sedec), atendendo uma média de 460 crianças e adolescentes por mês, por demanda espontânea ou encaminhamentos da rede de serviços do Município.

O serviço dispõe de atendimentos de fonoaudiologia, psicologia, psicopedagogia, fisioterapia, psiquiatria, arteterapia, educação física adaptada, musicoterapia, assistência social, neuropediatria e ortopedia para atender os usuários de zero a 18 anos de idade, com deficiência intelectual e/ou física.

De acordo com a coordenadora do Centro de Referência, Juliana Teixeira, antes das consultas, os usuários precisam passar por uma triagem, para que a equipe multidisciplinar agende os atendimentos alinhados com as necessidades de cada usuário.

“Temos dois tipos de triagem, uma quando a criança já possui o laudo e aí vai passar por toda a equipe multidisciplinar já visando o atendimento necessário. Outra situação é a triagem para obter o laudo, em que a criança vai passar pelo psiquiatra, neuropediatra, assistente social, psicólogo ou ortopedista, dependendo das demandas que surgirem. E só depois analisamos como o serviço se encaixa nas necessidades da criança”, explicou a coordenadora.

Para realizar essa triagem, a coordenadora também orienta que os interessados levem as cópias do RG; CPF; certidão de nascimento do usuário ou do responsável; laudo médico atualizado, se tiver; o número do NIS; Cartão do SUS; foto 3×4 do usuário; comprovante de residência; e o encaminhamento escolar.

Onde fica? – O Centro de Referência Municipal de Inclusão para Pessoa com Deficiência (CRMIPD) fica localizado na rua Coronel Otto feio da Silveira, nº 161, no bairro Pedro Gondim. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Para mais informações, o telefone é telefone 3213-7741.

últimas notícias

Categorias

Redes Sociais