Prefeitura lança edital 2024 do Apoio Universitário para 300 estudantes e programa chega à marca de 735 beneficiados

Prefeitura lança edital 2024 do Apoio Universitário para 300 estudantes e programa chega à marca de 735 beneficiados

O prefeito Cícero Lucena lançou, na manhã desta segunda-feira (22), o edital 2024 do programa Apoio Universitário, que vai beneficiar 300 estudantes do ensino superior da Capital – da rede pública ou privada – em situação de vulnerabilidade social. A solenidade aconteceu no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria, onde o gestor destacou a importância desse incentivo, que agora chega à marca de 735 alunos contemplados.  

O Apoio Universitário é colocado em prática pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), com recursos próprios do Município, na ordem de R$ 2,2 milhões já investidos. O programa é um importante aliado para a conclusão dos estudos e as inscrições começam nesta quarta-feira (24). Confira o edital neste link.

“A Prefeitura de João Pessoa está fazendo sua parte com sensibilidade, com olhar amplo para a cidade, vendo onde tem problemas, onde tem pessoas que precisam da ação social, de educação, de saúde e em todas as áreas. O programa serve para dar o suporte mínimo, para que essas pessoas possam alcançar os seus sonhos, seus objetivos e tenham condições de estudar com mais tranquilidade”, afirmou o prefeito.

A secretária de Desenvolvimento Social de João Pessoa, Norma Gouveia, lembrou que o Município garante esse aporte. “Não é diretamente a responsabilidade da Prefeitura, mas é a responsabilidade de cuidar das famílias – e desenvolvimento social é isso. Não é só entregar benefícios, é fazer com que as famílias consigam, em forma de ações, evoluir, se emancipar, se inserir na sociedade e no mercado de trabalho”, destacou a secretária.  

João Henrique Gonzaga, aluno de Fisioterapia na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), é um dos estudantes que estão recebendo o benefício – um auxílio que garante condições para pagamento de transporte para frequentar as aulas e outras despesas com o curso. Segundo o estudante, um incentivo fundamental para ele seguir nos estudos e não desistir do curso superior, que pode mudar sua perspectiva de vida.  

“Esse apoio universitário veio como uma grande ajuda para mim, porque no momento que eu mais estava precisando, no momento que eu estava quase desistindo do curso, ele veio para me ajudar – para pagar o meu transporte, pagar os materiais da faculdade. Então, veio com muita ajuda mesmo, porque eu sou morador de Mandacaru e a gente passa muita dificuldade, então veio como um grande reforço”, relatou o estudante.  

Perfil – Os estudantes contemplados com o Bolsa Família recebem o apoio municipal com o valor correspondente a 1/6 do salário mínimo. Já os que estão no CadÚnico recebem o Apoio Universitário correspondente a 1/3 do salário mínimo.  

últimas notícias

Categorias

Redes Sociais