Prefeitura leva campanha Setembro Amarelo aos moradores do Colinas do Sul

A campanha Setembro Amarelo, que este ano tem como tema “Se precisar, peça ajuda!”, chegou ao bairro Colinas do Sul nesta quarta-feira (20). A Prefeitura de João Pessoa, por meio das secretarias de Habitação Social, Saúde e Educação, além da Emlur, promoveu uma ação com os moradores do Residencial Vista Alegre. Eles participaram de uma série de atividades de conscientização da valorização à vida e prevenção ao suicídio.

Durante a ação, os alunos da Escola Municipal Deputada Lúcia Braga saíram do residencial em caminhada pelas ruas para chamar a atenção das pessoas. A secretária de Habitação Social, Socorro Gadelha, ressalta a necessidade de levar a campanha Setembro Amarelo às comunidades, especialmente por se tratar de um tema de incentivo à vida. “A prevenção é sempre o melhor caminho e, por isso, estamos aqui neste encontro com pessoas de todas as idades para falar para elas que viver é sempre a melhor decisão”, enfatiza.

O secretário-executivo da Habitação, Beto Pirulito, lembra que esta é mais uma ação integrada promovida pela Prefeitura Municipal, com a parceria da Faculdade Internacional da Paraíba e Brisanet, para ofertar conscientização, educação e valorização à vida. “Agradeço a todos os envolvidos e de forma especial a direção da Escola Municipal Deputada Lucia Braga, que cedeu o espaço para montar a estrutura para o atendimento de saúde e a palestra sobre o Setembro Amarelo”, disse.

A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) também participou da Campanha Setembro Amarelo levada aos moradores do Residencial Vista Alegre. Os servidores do setor Psicossocial e da Divisão de Arte e Cultura estiveram na caminhada carregando faixas e placas com mensagens alusivas à campanha, com estímulo à vida para prevenir o suicídio.

O grupo de percussão da Emlur, Baticumlata, apresentou um repertório com músicas da cultura popular brasileira sobre superação e resiliência. O grupo de teatro da Emlur, Arte do Riso, encenou uma esquete sobre a depressão e sua superação, evidenciando a necessidade de buscar ajuda e a crença na possibilidade de viver bem.

A psicóloga Adriana Pereira, do setor Psicossocial da Emlur, explica que a Emlur tem trabalhado pela valorização da vida e, por essa razão, levou a Campanha Setembro Amarelo para atender os moradores do Vista Alegre.

Prevenção – A psicóloga Angélica Lucena, do Centro de Atendimento Psicossocial (Caps) Gutemberg Botelho, enfatiza que levar uma discussão sobre o suicídio para o Residencial Vista Alegre é uma grande iniciativa, pois leva aos moradores acesso a informações importantes que podem servir de alerta para as pessoas que estão precisando de ajuda. “É preciso entender que existe uma série de fatores que podem levar uma pessoa a cometer o suicídio. É uma situação evolutiva, que pode ser evitada através de um acompanhamento psicológico”, comenta.

últimas notícias

Categorias

Redes Sociais