Prefeitura leva grupo de moradores de três residenciais para assistir o espetáculo “O Mágico de Oz”

Prefeitura leva grupo de moradores de três residenciais para assistir o espetáculo “O Mágico de Oz”

O Dia das Crianças é uma data que vai ficar na memória para um grupo de crianças e adolescentes moradores dos Residenciais Vista Alegre, no Colinas do Sul, Vista do Verde, no Distrito Industrial, e Saturnino de Brito, no Varadouro, que teve a oportunidade de assistir o espetáculo musical “O Mágico de Oz”, encenado pelo Grupo Cara Dupla Companhia de Teatro, cuja apresentação foi nesta quinta-feira (12), no Teatro Pedra do Reino, no Centro de Convenções. O musical também teve a participação de um grupo de 15 crianças do Residencial Vista do Verde, que atuaram como coadjuvantes no espetáculo. A ação foi promovida pela Prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria Municipal de Habitação Social (Semhab).  

A secretária de Habitação Social, Socorro Gadelha, informou que tudo faz parte do “Projeto Arte e Cultural Florescer”, que é resultado do trabalho feito pela Equipe Técnica e Social da Semhab. Ela revelou que o projeto é uma parceria com o Teatro Ednaldo do Egypto e inicialmente atendeu as crianças e os adolescentes do Residencial Vista do Verde, mas que a intenção é fazer o mesmo trabalho nos demais residenciais que foram construídos pelo programa Habitacional da Prefeitura.  

O secretário executivo de Habitação, Beto Pirulito, explicou que o grande objetivo da gestão do prefeito Cícero Lucena é promover a inclusão social e o teatro e o movimento cultural são ferramentas que podem dar uma grande contribuição na melhoria da qualidade de vida das pessoas e na autoestima. Ele lembrou que a inclusão social começou no momento em que eles foram atendidos pelo Programa Habitacional do Município, já que muitas famílias são oriundas de comunidades ou viviam em ocupações em condições precárias, pagavam aluguel ou moravam na casa de parentes porque não tinham condições de adquirir uma moradia e foram atendidos pela Prefeitura.  

A diretora social da Semhab, Karla Sousa, explicou que essa ação é resultado de um trabalho de intersetorialidade feito pela Prefeitura, pois tudo começou há cerca de ano, quando foi feito uma oficina de Teatro em uma parceria com a Secretaria da Juventude, Esporte e Recreação (Sejer) e na época a atriz e diretora do Teatro Ednaldo do Egypto, Leticia Rodrigues, identificou algumas meninas com potencial e talento para o teatro. Ela disse que o trabalho vai ser estendido para outros empreendimentos da Prefeitura, observando que incluir os jovens na peça e levar os moradores para assistir foi uma experiência inédita para algumas pessoas.  

Atores –  A pequena Deyse Araújo, de 11 anos, moradora do Residencial Vista do Verde, interpretando uma bailarina, disse que ficou encantada com o espetáculo e revelou o desejo de continuar fazendo teatro. “Eu nunca tinha participado de uma peça de teatro e também nunca tinha pisado num palco. Depois desse trabalho eu me apaixonei e, se Deus quiser, pretendo continuar fazendo teatro”, comentou.

Já Rayssa Gabriela Macedo, de 10 anos, disse que participar do musical “O Mágico de Oz” é a realização de um sonho e que os ensaios acabaram se tornando uma lição de vida, dando a ela a oportunidade de adquirir conhecimento e fazer novas amizades. Ela revelou que tem o apoio da família e, para ela, a maior satisfação era saber que a mãe dela estava na plateia, para vê-la em cena.  

Plateia – Na plateia, Mateus da Silva Costa, de 12 anos, nunca tinha entrado em um teatro e na opinião dele o espetáculo “foi massa”, o que despertou no garoto o desejo de voltar ao teatro para assistir outras peças.   Já a cabeleireira Letícia Moraes, moradora do Vista Alegre, levou a filha de quatro anos e as duas sobrinhas para verem a peça, dando a toda a família a oportunidade de entrar em um teatro pela primeira vez. “Assistir à peça foi emocionante e eu só tenho que agradecer ao prefeito Cícero Lucena e a secretária Socorro Gadelha por terem me dado uma moradia confortável para viver com minha famílias, melhorando a nossa autoestima e a qualidade de vida da gente, o que para nós significa um futuro melhor”.  

O espetáculo – O musical “O Mágico de Oz” é uma produção do Grupo Cara Dupla Companhia de Teatro, do Teatro Ednaldo do Egypto, tem um elenco formado por 60 pessoa, entre atores e figurantes. A atriz e diretora do espetáculo, Letícia Rodrigues, disse que foi muito gratificante ter montado a peça e trabalhar com a equipe da Secretaria de Habitação, pois foram revelados talentos. Ela parabenizou o prefeito Cícero Lucena e a secretaria de Habitação, Socorro Gadelha, por terem visto uma forma de dar uma nova perspectiva de vida para os jovens que tem origem humilde e estão tendo a oportunidade de conhecer um mundo que eles desconheciam.

“Através do teatro nós vamos ter a oportunidade de promover a educação desses jovens e o prefeito Cícero Lucena sabe disso, pois eu comecei a atuar no ‘Projeto Centro Livre Meninada’, durante a primeira gestão dele em João Pessoa, e agora estamos juntos trabalhando para dar um futuro melhor para esses jovens”, declarou.    

últimas notícias

Categorias

Redes Sociais