Prefeitura oferece atendimento com nutricionistas na Rede Municipal de Saúde

A Prefeitura de João Pessoa oferece atendimento com nutricionistas em diversos serviços da Rede Municipal de Saúde, com a finalidade de incentivar à população a manter hábitos alimentares saudáveis, além de tratar e prevenir doenças crônicas, por meio de acompanhamento nutricional. Nesta quinta-feira (31), é comemorado o Dia do Nutricionista, em homenagem à criação da Associação Brasileira de Nutricionistas (ABN), que ocorreu em 31 de agosto de 1949.

A secretária municipal de Saúde, Janine Lucena, parabenizou a categoria pelo seu dia. “Gostaria de agradecer a esses profissionais que são extremamente importantes, sendo responsáveis pela promoção da saúde, auxiliando a população a ter uma alimentação mais saudável e, assim, proporcionando melhor qualidade de vida”, destacou.

Na Rede Municipal de Saúde, os nutricionistas estão presentes em Unidades de Saúde da Família (USF), hospitais, policlínicas e outros serviços de Atenção Especializada. Para a nutricionista Maria Bethânia Ramos, da Policlínica Municipal de Mangabeira, o principal objetivo deste profissional no SUS é conscientizar o usuário, evitando a necessidade de uma internação hospitalar em consequência de sua patologia.

“Nosso trabalho na saúde pública é de conscientização para que o paciente adote hábitos alimentares saudáveis como redução no uso do açúcar, sal, fast food, refrigerantes e outros, mostrando que os hábitos alimentares não saudáveis podem trazer consequências como obesidade, hipertensão e diabetes. A nutrição tem o papel de informar ao paciente que a saúde começa pela boca. Então, se temos hábitos alimentares inadequados, temos também o risco de adquirir doenças, que muitas vezes são fatais”, alertou a nutricionista.

A profissional explica, ainda, como funciona o seu trabalho na Policlínica de Mangabeira. “Começamos pelo acolhimento e anamnese do usuário para que seja iniciado o acompanhamento. Fazemos o cálculo nutricional e preparamos uma dieta específica diante da patologia de cada paciente para que ele melhore sua qualidade de vida”, afirmou.

Como ter acesso – Para ser atendido por nutricionistas nas policlínicas municipais, o usuário pode ser encaminhado por meio de regulação (a partir de outros especialistas ou da sua USF de referência). O acompanhamento do usuário é individualizado e vai depender do caso clínico de cada um.

Hospitais – Já na atenção hospitalar, o nutricionista é responsável por tentar garantir que os pacientes internos tenham todos os nutrientes necessários no organismo para a manutenção ou melhoria do estado nutricional e, consequentemente, do quadro clínico, evitando problemas como fraqueza, dificuldades de cicatrização e diminuição das funções dos órgãos e maior risco de infecção. Todos os hospitais da Rede Municipal contam com equipe de nutrição.

últimas notícias

Categorias

Redes Sociais