Professores de Artes da Rede Municipal de Ensino participam de lançamento de cartilha pedagógica sobre forró

Professores de Artes da Rede Municipal de Ensino participam de lançamento de cartilha pedagógica sobre forró

A Prefeitura de João Pessoa lançou, nesta sexta-feira (24), a cartilha ‘O que é o forró?’, para os professores de Artes da Rede Municipal de Ensino. A iniciativa é da Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP), por meio da Diretoria de Ensino, Gestão e Escola de Formação (Degef), em parceria com a Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope). O evento aconteceu no auditório do Centro de Capacitação de Professores (Cecapro), na Avenida Ministro José Américo de Almeida.

“Eu sempre tenho o entendimento que a gente só consegue fazer tudo isso que a gente está fazendo até hoje porque temos essa parceira bacana que está lá no chão da escola, que é o professor. E os professores de Artes estão contribuindo com esse grande tema que é a nossa história enraizada dentro do Nordeste. Esse livro será distribuído para toda a rede e vem no momento certo porque nossas escolas já estão se preparando para os festejos juninos. A gente está sempre de portas abertas para poder trazer essas novidades para dentro da rede, que é assim que a gente consegue chegar nos nossos alunos, com ação lúdica, além, claro, da aprendizagem”, disse a secretária de Educação e Cultura da Capital, América Castro.

A cartilha fala sobre o que é o forró tradicional e sua origem, músicos que os compõem como, por exemplo, Luiz Gonzaga, Pinto do Acordeon, Dominguinhos, Sivuca, entre outros nomes renomados, além de curiosidades e memórias do ritmo nordestino.

“A gente está trabalhando em cima do plano de salvaguarda do forró como patrimônio nacional. A gente está lançando isso no mundo todo, mas conseguindo mostrar que o forró é muito importante para a nossa região Nordeste. Queremos conscientizar crianças, adolescentes e os jovens de que a nossa cultura é muito importante, que a gente precisa dar valor e estar nela, e não absorver a cultura que vem de fora. A nossa é muito mais rica. Esse livro traz um pouco dessa história, mostrando o que é o forró, mostrando o que são os ritmos e o que a gente precisa preservar”, destacou a presidente da Fundação Cultural Balaio Nordeste, Joana Alves.

As escolas municipais têm um papel importante e fundamental para manutenção e propagação das tradições nordestinas, evidenciando toda a cultura em forma de dança, música, artistas, brincadeiras e culinária.

“A gente tem que compreender que nós, professores, temos uma base muito boa para o ensino do forró em si, mas a cartilha vem para fomentar e ainda fortalecer mais essa base, porque mesmo a gente planejando e trabalhando o forró, ela vai mais a fundo. É um trabalho diário, de fortalecer o forró e, consequentemente, fortalecer a cultura nordestina”, falou o professor de Artes da Escola Municipal Abraão Alves de Carvalho, Almires Guilherme.

Também estiveram presentes no lançamento da cartilha Profª Drª Clévia Carvalho, diretora da Degef; Lissiane Saraiva, professora de Arte, mestra em Arte pela Universidade Federal da Paraíba e diretora financeira do Balaio Nordeste; além de Lucílio Souza, maestro da Orquestra Sinfônica Balaio Nordeste que realizou uma aula espetáculo para os participantes.

últimas notícias

Categorias

Redes Sociais