Programa ‘Qualifica João Pessoa’ segue com inscrições abertas para 63 cursos gratuitos

O programa ‘Qualifica João Pessoa’ permanece com inscrições abertas para os cursos de Educação à Distância da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec). Neste ciclo, a Prefeitura de João Pessoa está ofertando 63 cursos de qualificação em 14 áreas distintas. Os cursos são 100% online e gratuitos. As inscrições podem ser realizadas no site do programa, por meio deste link.

Na plataforma, o usuário poderá encontrar cursos do Pacote Office, Desenvolvimento Web, Edição de imagens e vetores, Edição de vídeos, Administração, Inovação, Gestão, Aplicativos Android, Introdução à Robótica, Programação, Sistemas Operacionais, Saúde e Negócios, Gestão de pessoas, Cuidadora, Proteção e segurança no ambiente ocupacional, Vendas online, Copywriting e outros.

“A meta da Prefeitura de João Pessoa é aumentar a empregabilidade e as demandas das empresas que necessitam de pessoas qualificadas para executar suas funções. Por isso, estamos sempre ofertando os cursos de qualificação gratuitos à população”, destacou o secretário de Ciência e Tecnologia da Capital, Guido Lemos.

A técnica de informática Edinice Maria, de 65 anos, contou que já realizou dois cursos pelo programa Qualifica João Pessoa: o de HTML e de c++. “Gostei muito dos dois cursos. Eu adquiri conhecimento e consegui ampliar horizontes”, disse. Para a técnica, é importante sempre se atualizar com os novos programas e sistemas operacionais, por isso, Edinice já realizou a inscrição no curso de Javascript.

Inscrições – Para se inscrever, basta acessar o link da Educação à Distância da Secitec-JP e fazer sua matrícula nos cursos. Caso você esteva acessando pela primeira vez, precisará fazer um cadastro preenchendo os espaços do formulário com nome, email, telefone, cadastrar uma senha para receber as notificações. Se você é usuário antigo, já fez algum curso na Secitec, em ciclos anteriores, basta colocar a identificação/email e a senha.

As inscrições não têm data fixa para o encerramento. Elas ficam abertas até que o número de alunos atinja seu limite, mas até isso a plataforma da Ead/Secitec irá informar. Na plataforma da inscrição, existe também um vídeo explicando o passo a passo, caso o usuário tenha dúvida no decorrer do curso, e também links de WhatsApp e Telegram, que você pode escolher para tirar dúvidas e se informar sobre detalhes do curso escolhido. Além de ter um vídeo com um professor explicando e tirando suas dúvidas.

Os cursos – Esse é o 16º ciclo de cursos à distância realizados pela Secitec, que segundo Guido Lemos, foram realizados em parcerias com empresas de tecnologia. Uma delas foi com a multinacional americana Cisco Systems. Por meio da plataforma Cisco Networking Academy (CNA) que os cursos acontecem. Essa capacitação tem o objetivo também de preparar os alunos para as cidades inteligentes. A PMJP é uma das poucas instituições credenciadas para tal feito.

Os cursos, neste ciclo, têm duração de 45 a 60 dias. Depois de concluir, o estudante fará uma prova online, em qualquer momento e local, e em seguida ele mesmo vai emitir o certificado de participação de forma automática.

A chefe da Divisão Técnico Pedagógico, Yaponira Santos, comentou que o programa possui cunho inovador e fomenta a execução de políticas públicas no Município. “O Qualifica João Pessoa tem como objetivo fortalecer a cidadania, fazendo com que as pessoas tenham conhecimento através de cursos de capacitação que agregam a carreira profissional e financeira”, explicou.

Dados – No primeiro semestre de 2023, dentre os 63 cursos disponibilizados na plataforma do programa Qualifica João Pessoa, houve o total de 43.094 alunos inscritos e 21.823 alunos concluintes.

Carteira de estudante – A plataforma também permite a emissão da declaração de matrícula, possibilitando solicitar a carteira de estudante através de um link disponibilizado pelos professores nos grupos de WhatsApp. Após o cadastro na plataforma, o aluno tem acesso ao link do WhatsApp, onde tem contato com o suporte para dúvidas.

últimas notícias

Categorias

Redes Sociais