Projeto “Você Prefeito nas Escolas” discute importância do Estatuto da Criança e Adolescente no Jardim Veneza

Projeto “Você Prefeito nas Escolas” discute importância do Estatuto da Criança e Adolescente no Jardim Veneza

A importância do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) foi o tema da palestra do projeto “Você Prefeito nas Escolas” que aconteceu na manhã desta quinta-feira (5), na Escola Municipal Presidente João Pessoa, no bairro Jardim Veneza. A conversa foi facilitada pela juíza da segunda Vara da Infância e Juventude, Antonieta Maroja.

Na plateia, muitos estudantes aproveitaram para entender melhor o que é a ferramenta e como ela pode ser utilizada. Atenta, a estudante Elana Silva perguntou como o ECA poderia ajudar os alunos da escola. A juíza Antonieta explicou que o Estatuto é um mecanismo de extrema importância para garantir direitos de crianças e adolescentes, sobretudo quando estes se encontram em situação de vulnerabilidade.

“O ECA é a nossa principal ferramenta para construir uma sociedade mais justa e saudável do ponto de vista social e do bem-estar de nossas crianças e adolescentes”, falou, lembrando que recentemente houve eleição para conselheiros municipais que vão atuar na defesa desses direitos.

A palestra ocorreu dentro da programação do projeto “Você Prefeito nas Escolas”, levando temas pertinentes para a discussão e formação cidadã dos estudantes. “Todas as palestras têm essa contribuição para que nossos estudantes saibam de seus direitos e deveres e tornem-se adultos comprometidos com a cidadania”, afirmou Thiago Diniz, secretário executivo da Participação Popular, que está à frente do projeto.

O projeto é feito em parceria com a Secretaria da Educação e Cultura (Sedec). Alcilene Andrade, representante da Sedec, afirmou que o ganho para os estudantes é muito grande e que, com isso, a pasta cumpre sua função social de forma decisiva na formação dos alunos. “São projetos assim que fazem com que nossos alunos pensem, reflitam e tenham uma visão crítica e mais elaborada do que está em sua volta e, assim, possam até mudar a realidade com protagonismo”, falou.

O projeto “Você Prefeito nas Escolas” vem percorrendo várias Unidades de Ensino do Município e será encerrado no próximo dia 10 de outubro.

últimas notícias

Categorias

Redes Sociais