‘Saúde + Perto Mulher’ realiza 352 consultas médicas em Mangabeira

‘Saúde + Perto Mulher’ realiza 352 consultas médicas em Mangabeira

Em apenas um dia de ‘Saúde + Perto Mulher’, a Prefeitura de João Pessoa realizou 1.079 atendimentos, sendo 352 consultas médicas especializadas com mastologista e ginecologista. A ação, que ocorreu no último sábado (7), no bairro de Mangabeira, foi direcionada especialmente para a população feminina, em alusão à campanha Outubro Rosa, em combate ao câncer de mama e prevenção à saúde da mulher.  

Durante a atividade, além das consultas médicas, também foram realizadas 363 marcações para exames, 164 testes rápidos para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), 103 doses de vacinas aplicadas e 97 cadastros no cartão SUS.  

“Estamos muito felizes com o resultado de mais uma edição do ‘Saúde + Perto’, sendo esta realizada com foco nas mulheres de nossa cidade, facilitando o acesso às consultas de mastologia e ginecologia. Esse é o nosso objetivo, levar os serviços para o mais perto possível da população, com qualidade e humanização”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Luis Ferreira.  

O público que compareceu à ação ainda teve acesso a serviços de bem-estar como Práticas Integrativas e Complementares à Saúde (PICS), corte de cabelo, esmaltação de unhas, orientações de planejamento familiar e rodas de conversa sobre saúde da mulher.  

A dona de casa Cícera Fernandes, moradora de Mangabeira, chegou bem cedo ao local das atividades para receber atendimento dos médicos especialistas. “Gostei muito dessa ação da Prefeitura. Estava tudo muito organizado e posso dizer que sai satisfeita”, elogiou.    

Saúde + Perto – A ação da Prefeitura de João Pessoa visita os bairros da Capital, levando serviços de saúde com o objetivo de facilitar o acesso da população aos atendimentos especializados. Ao todo, o ‘Saúde + Perto’ já realizou 10.559 atendimentos, sendo 2.570 consultas em diversas especialidades médicas. Já receberam a ação os bairros de Gramame, Bessa, Valentina Figueiredo, Bairro das Indústrias e Mangabeira.  

Outubro Rosa – Ao longo do mês, serviços da Rede Municipal de Saúde estão promovendo ações alusivas ao Outubro Rosa para promover o cuidado com a saúde da mulher. No dia 21 de outubro, o Instituto Cândida Vargas (ICV) e o Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI) realizarão um mutirão de histeroscopia diagnóstica para identificar miomas e pólipos. Especialmente neste mês de outubro, no ICV e no HMSI, as consultas com mastologistas estão acontecendo por livre demanda, ou seja, basta que a mulher compareça ao ambulatório de uma dessas unidades hospitalares, de segunda a sexta-feira, no turno da manhã, a partir das 7h.

Para o atendimento é necessário estar portando documento de identidade com foto, cartão SUS e comprovante de residência. A orientação é que a usuária leve para a consulta o exame de mamografia já realizado.

Para ter acesso à mamografia, a mulher, a partir de 40 anos, deve passar por sua unidade de saúde da família (USF) de referência, onde receberá o encaminhamento para o exame, que poderá ser realizado indo diretamente aos seguintes serviços: Centro Especializado no Diagnóstico do Câncer (CEDC), Hospital São Vicente, Hospital Laureano ou Hospital Universitário (HU).

Já nas USFs e policlínicas municipais, a programação das atividades contam com realização de exames, inserção de DIU, coleta de citológico, encaminhamento para a mamografia, palestras, rodas de conversa, testes rápidos, atualização da caderneta de vacinação e práticas integrativas.      

últimas notícias

Categorias

Redes Sociais