Secitec sai em caravana para realizar ações da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Secitec sai em caravana para realizar ações da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

A Secretaria de Ciência e Tecnologia da Prefeitura Municipal de João Pessoa deu início nesta segunda-feira (16), as atividades da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (20ª SNCT), com saída da caravana que irá visitar 15 municípios do Estado. A primeira parada da caravana foi hoje pela manhã, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Marizelda Lira da Silva, localizada no Jardim Brasília, na cidade de Cabedelo, levando palestras, oficinas de reciclagem e de artes para os estudantes da escola.

O secretário da Secitec, Guido Lemos, comentou que o objetivo da Caravana é mobilizar alunos e professores das redes de ensino público e privado dos níveis fundamental ao superior e a sociedade em geral em torno da ciência e tecnologia, reunindo instituições governamentais, academia, iniciativa privada e organizações não governamentais para apresentação de projetos inovadores. “Com a realização de atividades lúdicas, multidisciplinares e transversais que permitam a reflexão sobre o papel da ciência, tecnologia e inovação como elemento de transformação social e promotor do desenvolvimento econômico sustentável da região e do país”, explicou.

Caravana – A caravana é uma das atividades da 20ª Semana NCT, que foi instituído pelo Ministério da Ciência e Tecnologia do Brasil e tem como objetivo levar oficinas e atividades sobre reciclagem de resíduos eletrônicos para os alunos das escolas. “Em todos os municípios estaremos levando conhecimento em ciência e tecnologia, sobretudo, com relação a questão ambiental para que os jovens não façam o descarte incorreto do material e polua ainda mais o meio ambiente, além de oficina sobre montagem de computadores e outras ações transversais e colaborativas”, explicou a coordenadora do Centro de Relacionamento de Eletrônicos da Secitec, Jaqueline Figueiredo dos Santos.

A próxima parada da Caravana será nesta terça-feira (17), na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Emília Gomes da Silva, localizada na Avenida Joao Ferreira dos Santos, no município de Marcação (PB).

O analista de TI e coordenador de suporte da Secitec, Sidcley Fernandes Albuquerque, explica que a Caravana é uma forma de estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas, identificar novos talentos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro. No final da atividade os alunos que participam das oficinas recebem um certificado. Depois de Cabedelo, a caravana segue para os municípios de Marcação (17), Pilar (18), Mulungu (19), Salgado de São Félix (20), Rio Tinto (23), Alhandra (24), Itabaiana (25), Conde (26), Lucena (27), Areia (30), Capim (31), Cuité de Mamanguape (3 novembro) e Itapororoca (6 de novembro).

20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – Em João Pessoa, a 20ª SNCT acontecerá no período de 23 a 25 de novembro, no Espaço Cultural José Lins do Rego, em Tambauzinho. Este ano a Semana tem como tema “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”. Ela acontece anualmente desde 2004. Foi estabelecida por meio do decreto presidencial do dia 9 de junho de 2004.

Este ano além da Caravana o evento conta outros eixos temáticos, a exemplo da Olimpíada de Robótica, Hackatons Temáticos, Competição de Jogos (games), Espaço Geek, Oficina de Reciclagem, Olimpíada Paraibana de Matemática, 1º Desafio em História da Paraíba, 1º Desafio Paraibano em Ciências e outros.

A 20ª SNCT é apoiada pelo Ministério de Ciência e Tecnologia e Inovação, Governo do Estado da Paraíba e das instituições de pesquisa científicas: Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CNPq), do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), Fundação de Apoio ao Instituto Federal da Paraíba (IFPB). “Sem contar na colaboração importante da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Faculdades Nova Esperança, Uninassau e Unipê. Além das empresas Daten, Proebus, Cagepa, Teletex, Funetec, Sebrae, Empreender Paraíba, Fiep, EPC. Sem eles nada disso seria possível”, destacou Guido Lemos.

últimas notícias

Categorias

Redes Sociais