Secretaria de Saúde promove capacitação para agentes de combate a endemias

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de João Pessoa promoveu, nesta segunda-feira (18), uma capacitação para os agentes de combate a endemias (ACE) da Capital sobre o manejo do controle e análise físico química da água para consumo humano. A atividade aconteceu no auditório da Reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

De acordo com a gerente de Vigilância Ambiental e Zoonoses da SMS, Pollyana Dantas, o conteúdo da capacitação abrange todas as fases do controle de qualidade da água. “O objetivo é atualizar os profissionais para que possam exercer o seu trabalho cotidiano da melhor maneira possível e possam também orientar a população corretamente durante as visitas”, afirmou.

Entre os pontos abordados no curso estão a observação das caixas d´água, a forma correta de fazer a coleta da água, a análise do material, a fase laboratorial, os resultados e as doenças provenientes da água imprópria para o consumo.

Para o ACE, Paulo Nascimento, a capacitação é fundamental porque está diretamente relacionada ao seu trabalho diário. “Durante as visitas, nós entramos nas residências, monitoramos os depósitos e fazemos o tratamento quando necessário. “Então é importante que todo agente tenha esse conhecimento do controle da água para que avisem aos usuários que tenham cuidado com as caixas d’água. Se todos os agentes de endemias tem o conhecimento do controle da água, ele pode passar a informação de maneira correta para que todos se previnam”, destacou.

Os agentes de combate a endemias trabalham como mediadores na área da saúde básica e muitas vezes são o principal acesso aos programas de saúde, qualidade de vida e prevenção de doenças por meio de visitas às residências das famílias ou em ações coletivas.

últimas notícias

Categorias

Redes Sociais