Semam finaliza aulas práticas do curso que está formando técnicos em jardinagem

Semam finaliza aulas práticas do curso que está formando técnicos em jardinagem

Nesta quarta-feira (25), os técnicos da Diretoria de Controle Ambiental (DCA) da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), da Prefeitura de João Pessoa, encerraram as aulas práticas da primeira turma do projeto “Jardineiros do Futuro”, que está formando trinta técnicos em jardinagem.

Os técnicos tiveram aulas teóricas e práticas. Durante a parte teórica os jardineiros tiveram aulas das disciplinas “Introdução ao Paisagismo e à Paisagem em Imóveis Internos – Públicos e Privados”; “Manejo Arbóreo”, com informações sobre podas e tratamentos fitossanitários e adubação; “Introdução das Árvores no Meio Urbano”, com aulas sobre como plantar, onde plantar, quais as espécies corretas a serem plantadas; “Produção de Mudas”, com aulas sobre produção de mudas arbóreas, arbustivas e plantas ornamentais; “Implantação do Jardim”, sobre projetos de irrigação, implantação de gramas, uso da terra vegetal, entre outros aspectos.

O secretário de Meio Ambiente, Welison Silveira, destacou que o curso tem o objetivo de contribuir com a formação de mão de obra qualificada para o cuidado com o nosso patrimônio ambiental. “Estamos trabalhando para que o tratamento das nossas áreas verdes, tanto as privadas quanto as públicas, seja feito da maneira correta, por profissionais qualificados, seguindo as normas da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU). E contribuindo também para que os jardineiros possam, de maneira qualificada, ter uma opção de geração de renda”, concluiu.

Após a teoria, a prática foi vivenciada no futuro Parque da Cidade, no bairro do Aeroclube e no Viveiro Florestal Municipal. O projeto Jardineiros do Futuro é coordenado pelo engenheiro agrônomo Anderson Fontes, diretor de Controle Ambiental da Semam, com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest), Secretaria Municipal de Habitação (Semhab), Secretaria Executiva de Participação Popular (SEPP) e Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).

últimas notícias

Categorias

Redes Sociais