Semhab faz parceria com o Sesc e oferece exames de mamografia e citológico para mulheres do Residencial Vista Alegre

Semhab faz parceria com o Sesc e oferece exames de mamografia e citológico para mulheres do Residencial Vista Alegre

A prevenção é o melhor remédio e, dentro da programação do Outubro Rosa, a Secretaria de Habitação Social da Prefeitura de João Pessoa realizou uma parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc) e disponibilizou exames de mamografia e citológico para moradoras do Residencial Vista Alegre, no Colinas do Sul.

Nesta terça-feira (17), um grupo de 26 mulheres estiveram na unidade do Sesc, no Centro de João Pessoa, para realizarem os exames. Na próxima semana, as moradoras do Residencial Vista do Verde, no Bairro das Indústrias, realizarão a mamografia.

A secretária de Habitação Social, Socorro Gadelha, agradeceu a direção do Sesc por ter disponibilizado as vagas para atendimento. Ela explicou que foi feito um cadastro prévio e depois uma assistente social da Equipe Técnica e Social da Semhab foi até o residencial pegar as mulheres, levou até a unidade do Sesc para fazer os exames e depois  deixou elas em casa novamente.

“A Semhab sempre participa da Campanha do Outubro Rosa que tem como objetivo combater o câncer de mama e conscientizar as mulheres da importância dos exames de prevenção, por isso mais uma vez disponibilizamos esse serviços para as mulheres moradoras dos residenciais. São donas de casa que muitas vezes trabalham ou tem uma atividade extra para ajudar na renda famíliar, e não tem muito tempo disponível e por isso nós estamos ajudando essas mulheres a se precaver contra uma doença que tem levado de forma precoce e prematura, a vida de muitas mães de família”, ressaltou Socorro Gadelha.

A gerente de Saúde da Mulher do Sesc, Sheina Ramalho, proferiu uma palestra sobre a importância do exame da mama para identificar um câncer e do citológico para o diagnóstico de outras doenças, mostrando também que o autoexame da mama é fundamental para detectar um nódulo, que pode ser o princípio de um problema grave.

O Sesc está disponibilizando todos os dias 32 vagas para exames de mama para mulheres com idade entre 50 e 69 anos e mais 32 exames citológicos. O resultado será entregue com 15 dias e se houver necessidade a paciente pode ser chamada para exames complementares.

As moradoras do Residencial Vista Alegre, foram acompanhadas pela assistente social Juliana Martins, da equipe Técnica e Social da Semhab, que explicou que anualmente a Semhab leva a campanha do Outubro Rosa para os residenciais com palestras e debates sobre a importância da prevenção. Ela disse que este ano, além de promover a conscientização, as mulheres estão sendo levadas para fazer o exame de mama e o citológico, o que facilitou a vida delas.

Facilidade – A parceria com o Sesc facilitou a vida das moradoras do Residencial Vista Alegre, como é o caso de dona Joseane dos Santos, de 60 anos, moradora do Vista Alegre IV, que fez o exame de mama. Ela agradeceu a oportunidade oferecida pela Semhab, acrescentando que sempre está presente nas atividades promovidas pela Secretaria e que anualmente faz os exames preventivos.

Outra dona de casa beneficiada foi Ana Paula Nunes, moradora do Vista Alegre. “Graças a Semhab fiz meus exames e vou receber logo e nós mulheres precisamos ficar atentas para não desenvolver um câncer, por isso é importante fazer o exame de mama e o citológico também”, comentou.

Dona Ivanise Paixão contou que todo ano faz o exame. Ela revelou a satisfação com a equipe da Secretaria de Habitação Social que pegou ela no Residencial, levou para fazer o exame e depois levou de volta para casa. “Eu só tenho que agradecer ao prefeito Cícero Lucena e a secretária Socorro Gadelha, que tem prestado toda a assistência aos moradores do Vista Alegre”, comentou.

últimas notícias

Categorias

Redes Sociais