Semhab leva idosos do Residencial Vista do Verde para visitar Fortaleza de Santa Catarina, em Cabedelo

Semhab leva idosos do Residencial Vista do Verde para visitar Fortaleza de Santa Catarina, em Cabedelo

A programação em comemoração ao mês do idoso teve continuidade,  nesta quinta-feira (19), com uma ação recreativa  na Fortaleza de Santa Catarina, em Cabedelo,  com os idosos do Residencial Vista do Verde, no Bairro das Indústrias, oportunidade em que eles conheceram mais da história da Paraíba. Durante o mês de outubro, a equipe técnica e social da Secretaria de Habitação Social de João Pessoa realizou uma série de atividades com os idosos. O grupo do Residencial Vista Alegre fez uma visita a Bica do Parque Arruda Câmara e agora  foi a vez do Grupo do Residencial Vista do Verde realizar um passeio.

A secretária de Habitação Social, Socorro Gadelha, destacou que tudo faz parte do programa Pós Ocupacional promovido pela Prefeitura através da Semhab, acompanhando as famílias que são beneficiadas com uma moradia pelo programa habitacional do município. Ela contou  que tudo foi organizado com muito carinho para atender as idosas,  com a intenção de elevar a autoestima delas. Os passeios servem, também, para fugir da rotina já que são pessoas que passam muito tempo em casa. Tudo isso é um complemento às aulas de educação física realizadas dentro dos residenciais.

O secretário executivo da Semhab, Beto Pirulito, explicou que as atividades promovidas pela equipe têm como público-alvo os moradores dos residenciais, mas também atendem as pessoas que moram nas proximidades e um exemplo foi o passeio a Fortaleza de Santa Catarina, que teve a presença de idosos que não moram nos residenciais, mas participam das atividades físicas e de outras ações promovidas pela Secretaria. “Nosso público são os moradores dos residenciais, mas nós acolhemos todas as pessoas que desejam participar com a gente, pois a nossa intenção é contribuir com a melhoria na qualidade de vida delas e a recomendação do prefeito Cícero Lucena é no sentido de cuidar da cidade e cuidar das pessoas”, comentou.

O grupo que visitou a Fortaleza de Santa Catarina era formado por 26 idosas, entre elas Marlene Macedo, de 65 anos, que mora vizinha ao residencial e participa de todas as  atividades promovidas pela equipe técnica e social da Semhab. Ela disse que o passeio foi muito bom, tanto que levou de casa café, suco de fruta e sanduíches para um lanche, para reforçar o já oferecido pela secretaria,  o que terminou se tornando um momento de confraternização para o grupo. “O passeio foi  maravilhoso e eu só agradeço a equipe da Semhab que nos acolhe nas aulas de educação física e nas demais atividades que eles fazem com a gente que já tem a idade avançada, nos dando a oportunidade de sair de casa”, ressaltou.

Deyse da Conceição é moradora do Residencial Vista do Verde. Ela tem limitação motora devido a um AVC (Acidente Vascular Cerebral) e é acompanhada pela equipe técnica da Semhab e hoje se sente uma mulher mais forte com a autoestima elevada. Deyse disse que é muito bem tratada e já teve a oportunidade de participar de muitas atividades, já conheceu o museu no Convento de Santo Antônio (Capela de São Francisco) e agora teve a oportunidade de conhecer a Fortaleza de Santa Catarina.

A dona de casa Josinete Vieira e a mãe dela, Maria Melo, de 79 anos, também participaram da visita a Fortaleza de Santa Catarina. Elas moram no Loteamento Cidade Verde, vizinho ao residencial, e as duas participam das atividades físicas com os educadores da Semhab. “Nós fomos bem acolhidas e sempre participamos dos passeios e isso é muito bom pra mim e minha mãe, principalmente para ela que já tem uma idade avançada e sai pouco de casa”, comentou, acrescentando que “a atividade física é bom pra saúde e os passeios ajudam a combater o stress do dia a dia”.  

últimas notícias

Categorias

Redes Sociais