Seplan debate propostas de criação de selo para projetos e campanhas educativas por uma cidade mais acessível

A Secretaria de Planejamento (Seplan) apresentou e discutiu nessa segunda-feira (18), no auditório do Sebrae, uma série de ações que serão implementadas conjuntamente com outras secretarias e com entidades representativas de PCDs para tornar João Pessoa uma cidade mais acessível.

“É uma iniciativa que busca fortalecer o debate em defesa da acessibilidade, para tratarmos esse tema como sendo de interesse não só do poder público e de especialistas, mas de toda sociedade; afinal tornar caminhos, espaços e ambientes acessíveis traz um benefício coletivo” observou o secretário de Planejamento, José William Montenegro, ao falar da importância do evento.

Ele explicou que entre as ações propostas estão a otimização de procedimentos administrativos relacionados à acessibilidade e a promoção de campanhas de conscientização sobre as responsabilidades de projetistas (engenheiros e arquitetos).

Além, ainda, da criação de um Selo de Acessibilidade para projetos e de um canal de comunicação direto para receber sugestões e encaminhar demandas relacionadas.

“O evento foi marcado por esse sentimento de construção coletiva, por relatos transparentes e emocionantes de várias pessoas, inclusive de reconhecimento pelo trabalho que a Prefeitura vem fazendo pela cidade com a requalificação de calçadas, praças e outros equipamentos públicos”, observou.

O secretário lembrou, a propósito, que a acessibilidade tem sido um item fundamental nos projetos que saem da Seplan e que as obras da Prefeitura com a implantação e requalificação de ruas por toda a cidade são uma demonstração da atenção dada pela atual gestão à mobilidade urbana e humana da Capital.

Além de arquitetos e engenheiros da Seplan, participaram da reunião os representantes da Comissão Municipal da Pessoa com Deficiência, das secretarias municipais de Infraestrutura, Educação, Saúde, Direitos Humanos e Cidadania, Habitação, Vigilância Sanitária e ainda das entidades Centro Dia e Associação Paraibana de Cegos.

últimas notícias

Categorias

Redes Sociais