Servidoras da Emlur têm dia de serviços de saúde e autocuidado com evento do Outubro Rosa

Servidoras da Emlur têm dia de serviços de saúde e autocuidado com evento do Outubro Rosa

As agentes de limpeza da cidade de João Pessoa tiveram uma manhã diferente, nesta sexta-feira (6). Trocaram equipamentos como pás e vassouras por serviços de saúde e de autocuidado. No evento, em alusão à campanha Outubro Rosa, a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) proporcionou às servidoras o repasse de conhecimentos sobre a precaução quanto ao diagnóstico precoce do câncer de mama, por meio de palestras.  

Marinalva da Silva, que trabalha na varrição de Mangabeira, aproveitou o evento para ter uma consulta médica, na Emlur. “Gostei muito do atendimento da médica. Fui muito bem acolhida e recebi o encaminhamento para fazer uma mamografia na Rede Municipal de Saúde. Vou aproveitar que estou aqui para fazer o teste de glicemia”.  

Com o apoio do Distrito Sanitário IV da Secretaria Municipal de Saúde, as servidoras da Emlur tiveram acesso à realização de teste citológico e atualização do cartão de vacina. Foram disponibilizados imunizantes contra Difteria, Tétano, Hepatibe B, Influenza, Tríplice viral e Covid-19 (dose bivalente). Também foram realizados testes rápidos de infecções sexualmente transmissíveis (HIV, sífilis, hepatite B e C).  

Já a agente de varrição do bairro de Jaguaribe, Josilene Ferreira, aproveitou o dia para ser atendida por uma manicure. A ação foi ofertada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), que ainda disponibilizou spa das sobrancelhas, corte de cabelo e massagens. “Este já é o terceiro evento que participo e estou amando. Estou cuidando de mim pra ficar mais bonita. Durante a semana, estou cuidando da cidade e aos finais de semana, da casa. Mas hoje, o dia é meu”, brinca Josilene Ferreira.  

Já a agente administrativa, Maria das Graças Ribeiro, foi atendida com o serviço de auriculoterapia. “Eu já tinha feito em outras oportunidades e vim ser atendida de novo. É muito bom para combater o estresse”, comenta ela, que adorou a programação da ação do Outubro Rosa e ainda conseguiu rever colegas de trabalho.  

Alerta – Na abertura do evento, o superintendente da Emlur, Ricardo Veloso, destacou a necessidade de precaução ao câncer de mama, a partir da realização de consultas médicas e exames para obtenção de um diagnóstico precoce. “Fazemos esse alerta às nossas colaboradoras para que cuidem de sua saúde. Para poder enfrentar o trabalho diário, é preciso que todas estejam bem”.  

O superintendente executivo, Igo Morais, relatou sua situação pessoal em relação ao tema. “Fico emocionado com a campanha. Deus levou minha mãe, acometida de câncer de mama, então, tenho essa sensibilidade à campanha de conscientização. Precisamos promover ações de combate para que nossas mulheres tenham mais qualidade de vida”.  

A programação contou com palestras do médico radiologista Roberto Ney e da médica mastologista Ana Cândida. Roberto Ney destacou que a faixa etária de risco ao câncer de mama é dos 40 aos 50 anos, mas que a doença também pode acometer mulheres mais jovens. “A incidência da doença depende de aspectos como fatores genéticos, vida cotidiana e reposição hormonal, que é uma prática arriscada”.  

Serviços contínuos – A coordenadora de Medicina do Trabalho da Emlur, Marianna Miranda, ressalta que estão disponíveis durante o ano inteiro diversos serviços de saúde, na Emlur. “Os servidores e seus familiares podem receber atendimento médico, odontológico, de enfermagem, nutricional e psicológico”.

Outra ação de saúde ofertada no evento foi o cadastro no programa Remédio em Casa, destinado a pacientes hipertensos e diabéticos, com mais de 60 anos. Normalmente, o cadastro é feito nas Unidades de Saúde da Família. A equipe da Divisão de Bem-Estar Social (Dibes) da Emlur também participou com atendimento jurídico às servidoras.  

últimas notícias

Categorias

Redes Sociais