Um total de nove estados brasileiros declararam emergência devido ao surto de gripe aviária.

A cidade de São Paulo também se juntou aos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Tocantins, Bahia, Sergipe e Paraná na declaração de emergência

Na terça-feira, foi declarada a emergência zoológica em São Paulo, o que eleva para nove o número de estados afetados pela gripe aviária no Brasil.

Em resposta ao surto de gripe aviária no Brasil, a cidade de São Paulo emitiu um decreto que permite às autoridades controlar a propagação da doença por até 180 dias.
Em nota, o governo de São Paulo aconselhou a população a não manusear aves mortas ou doentes sem equipamentos de proteção. Ressaltou ainda que a Defesa Agropecuária deve ser acionada imediatamente caso haja suspeita da presença da doença.
Além disso, foi declarado estado de emergência nos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Tocantins, Bahia e Paraná.
Dezenove casos de gripe aviária foram relatados no Brasil, sendo 13 deles em São Paulo. O surto está concentrado principalmente nas regiões Sudeste e Sul do país.
Em maio, o Ministério da Agricultura do país emitiu estado de emergência para todo o país. Os governos estaduais então tiveram que seguir o exemplo.
O Brasil é considerado o maior produtor de carne de frango do mundo, respondendo por 35% do mercado global. É também um dos poucos países que ainda não relatou um surto da gripe aviária altamente patogênica.

Foto: Divulgação/Opas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

últimas notícias

Categorias

Redes Sociais