Os alunos das Escola Municipal Dom Hélder Câmara, no bairro Valentina Figueiredo, realizam na tarde desta sexta-feira (29), a partir das 14h, a mostra de dança afro cujo tema será ‘Raízes afro-brasileiras’. O evento será no ginásio poliesportivo da unidade de ensino.
“A edição deste ano acontece a partir da leitura que fiz das orientações para a implementação da Lei 10.639/2003, que recebi em uma das formações da Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa, e na minha paixão pelas danças populares brasileiras. Achei de extrema necessidade levar ao conhecimento dos alunos e alunas as danças populares de origem afro-brasileiras”, explicou o organizador, professor Adriano Marcos.
Adriano também é supervisor do Programa de Iniciação à Docência (Pibid), da Licenciatura em Dança da Universidade Federal das Paraíba (UFPB). Nesta ação ele contou com a ajuda dos alunos bolsistas que atuam na Escola Dom Hélder Câmara.
Preparação – Os ensaios acontecem desde o mês de julho com as turmas dos 5º, 8º e 9º anos. Os alunos conheceram desde a história de cada dança, como também, puderam vivenciar os processos criativos de cada uma delas como, por exemplo, o coco de roda, samba de roda, maracatu, frevo, capoeira, lundu, entre outras. Cada uma das 10 turmas que participaram desse processo de construção vai apresentar uma dança oriunda dos povos escravizados.
O que diz a Lei 10.639/03 – Ela tornou obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana em todos os estabelecimentos de ensino do País. Em âmbito local, a resolução nº 002/2007 do Conselho Municipal de Educação de João Pessoa-PB tratou sobre o tema reiterando as orientações das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Recentemente, essa legislação municipal foi atualizada, tendo sofrido alterações pontuais que resultaram na Resolução nº 003/2022.
A implementação da Lei 10.639/03 no sistema de ensino do município de João Pessoa deve contemplar a diversidade cultural, étnica, social e econômica brasileira e paraibana nos currículos escolares, apoiada na perspectiva da educação antirracista e nas políticas públicas de promoção da igualdade étnico-racial.