João Pessoa, PB, 11/06/2024 – A Polícia Federal iniciou nesta terça-feira a “Operação Livro Aberto”, com foco em desarticular um esquema de corrupção ligado à Secretaria de Estado da Educação da Paraíba durante o último ano do mandato do ex-governador Ricardo Coutinho (PT), em 2018. A investigação aponta para crimes de fraude à licitação, desvio de recursos públicos, corrupção passiva e ativa, e lavagem de dinheiro.
De acordo com a PF, dois deputados estaduais e diversos empresários estão entre os principais alvos da operação, que executou 12 mandados de busca e apreensão em várias cidades, incluindo João Pessoa, Campina Grande, além de locais em Pernambuco e Alagoas. Os nomes dos envolvidos ainda não foram divulgados.
Os mandados, expedidos pelo Superior Tribunal de Justiça, também incluem medidas de indisponibilidade de bens dos investigados, buscando recuperar mais de R$ 4 milhões para os cofres públicos.
A operação visa aprofundar as investigações sobre o possível pagamento de propinas a agentes políticos paraibanos, iniciadas em 2019. As autoridades federais enfatizam que essas medidas são essenciais para reunir provas e avançar no esclarecimento dos casos de corrupção que comprometeram significativamente a gestão pública no Estado.