Prefeito autoriza operação de vídeo inspeção da rede de drenagem, com tecnologia para acabar com pontos de alagamento e ligações clandestinas

Prefeito autoriza operação de vídeo inspeção da rede de drenagem, com tecnologia para acabar com pontos de alagamento e ligações clandestinas

A Prefeitura de João Pessoa vai utilizar tecnologia moderna nos serviços de rede de drenagem, como desobstrução de galerias de águas pluviais, para eliminar os pontos mais críticos de alagamento na cidade e acabar com ligações clandestinas. Nesta terça-feira (25), o prefeito Cícero Lucena apresentou o investimento da gestão municipal nessa área, na ordem de R$ 14 milhões, e assinou ordem de serviço que inclui vídeo de inspeção, com a utilização de robôs e caminhões de alta pressão.

A solenidade, que contou com a presença de autoridades, aconteceu na Avenida Almirante Tamandaré, em Tambaú. Cícero Lucena destacou a importância para a manutenção da rede de drenagem já existente e de um trabalho preventivo que possa acabar com instalações clandestinas, em parceria com órgãos do Governo do Estado.

“Estaremos disponibilizando esses caminhões para que possa identificar ligações clandestinas em todas as galerias da cidade de João Pessoa, de esgoto. Por isso que é importante, porque vamos evitar a contribuição de esgoto nas galerias pluviais, que normalmente tem seu sistema de drenagem diferente do esgoto, que o esgoto leva direto para as lagoas de tratamento, as unidades de tratamento, e a galeria leva para os mananciais da nossa cidade, a nossa orla marítima, os nossos rios. Então, essa ação preventiva é fundamental, porque aqui nós estamos com a tecnologia que há de melhor no Brasil”, afirmou o prefeito.

O secretário de Infraestrutura (Seinfra), Rubens Falcão, explicou como os equipamentos vão funcionar, aliando precisão e eficiência. “O robô vai entrar nas galerias, identificar alguma obstrução, o diâmetro, vai nos auxiliar a fazer a planta geral da drenagem. Além de detectar obstrução na rede, que vai nos direcionar exatamente aquele local para que a gente não saia quebrando as galerias de forma desnecessária”, iniciou o secretário.

“Ele também vai nos auxiliar, juntamente com a Cagepa, a cruzar essas informações e trabalhar de forma integrada. Já os caminhões são de alta tecnologia, de alta pressão, de alta sucção, que vão desobstruir as galerias com muita mais rapidez, com muita mais tecnologia. Nós queremos mapear toda a cidade de João Pessoa e atuar com eficiência”, garantiu Rubens Falcão.

Thiago Pessoa, diretor de Operações e Manutenção da Cagepa, elogiou o investimento da Prefeitura, dizendo que essa tecnologia vai fortalecer ainda mais as ações em parceria com o Governo da Paraíba, de modo que será possível acabar com ligações clandestinas e, por consequência, a poluição de praias e rios. “Um avanço significativo nessa questão de fiscalização das ligações, e ficamos à disposição da Prefeitura para que essa parceria seja sempre contínua”, projetou.

Confira todas as operações do vídeo de inspeção da rede de drenagem, com a utilização de robôs e caminhões de alta pressão:

Serviço de limpeza e desobstrução de redes com utilização de caminhão vac-all ultrajato;

Serviço de vídeo inspeção robotizada/drone;

Serviço de cadastramento;

Teste de fumaça;

Teste de corante;

Transporte de efluentes /controle de dejetos.

últimas notícias

Categorias

Redes Sociais