Pergunto a Pedro Ivo oque que mudou na PRF de 15 anos pra cá, apesar do senhor estar na PRF apenas 15 anos, mas tem estudado sobre ela.
Pedro nos fala que a instituição tem 96 anos e que ela foi criada, para ajudar pessoas na região de Petrópolis, a essência da PRF, foi para ajudar as pessoas a trazerem todo o trajeto, Rio, Petrópolis, imagino que não se existia esses fluxos de veículos como se tem hoje.
Desde então, todos os nossos grandes eventos, como um deles: o de 2007, tivemos panamericano, logo após, copa do mundo. Agora em novembro vamos ter o G20, todos esses grande eventos, a PRF está envolvida, muito embora parece que a PRF tá invisível, mas ela está presente em tudo. As pessoas vão para algum tal, e não tem a mínima ideia de que foi a PRF que teve a coordenação do trânsito, a quantidade de trabalho que nós nos desenvolvemos hoje, é oq fez a PRF se tornar uma polícia de excelência. Servindo parado evitar a violência no trânsito, acidentes, como também, a parte de investigação, hoje a história é totalmente diferente de tudo que começou lá atrás, mais uma vez ele agradeceu a parceria com o prefeito, com o SAMU entre outros…
No Brasil inteiro, só existe isso em João Pessoa, foi aqui que a gente doou uma ambulância, para o Samu, onde está sobre a coordenação da prefeitura municipal de João Pessoa, e essa ambulância é completa, ela é pra ser uma uti móvel, onde só precisa de um médico dentro da ambulância, o condutor é próprio da PRF, e eles mantém um enfermeiro de apoio dentro da ambulância. Então a PRF não é uma polícia do crime, e sim a polícia que combate o crime, usando recursos aéreos ou terrestres, ou seja, com essa tecnologia a gente consegue indentificar uma situação que venha de outro estado, e passe no nosso, muitas vezes a gente, da o bote certeiro aqui, enfim, a PRF está em todo canto, relembrando um pouco dos fugitivos de lá de Fortaleza, foi a PRF que pontuou eles, foi montado um grupo de inteligência, fazendo a prisão.
Nós temos um projeto mapear, que ele foi premiado mundialmente, nós temos o trabalho onde a gente faz o monitoramento do mapa de abuso de crianças em todo Brasil.
Pedro Ivo vibra ao nos contar sobre essa relação da PRF com essa questão do mapeamento, sobre exploração sexual de menor, criança e adolescente, ele nos diz que é muito bom esse momento que teve abordo do caverão, porque fez ele pensar de uma forma mais extensa, simplificada, e não se tratou só de uma entrevista pessoal, foi mais para um bate papo ou um conhecimento extraordinário de como funciona a PRF no Brasil.