Mais uma ação rápida e eficiente da Polícia Civil da Paraíba resultou na elucidação da morte do policial penal Márcio Wender Barreto dos Reis, 43 anos. O caso foi elucidado pela Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), com o apoio da Delegacia de Homicídios e da Unintelpol/PCPB.
Márcio foi assassinado a golpes de faca na noite dessa terça-feira, 28 de janeiro, no interior da sede de uma escolinha de futebol no bairro de Santa Rosa, em Campina Grande. Tão logo tomou conhecimento do fato, a Polícia Civil iniciou as investigações.
Nessa sexta-feira, a Polícia Civil chegou ao suspeito confesso do crime (neste caso, ato infracional análogo a homicídio). Trata-se de um adolescente de 16 anos de idade, que foi localizado no conjunto habitacional Aluízio Campos. Na delegacia – e na companhia de sua mãe –, o adolescente explicou o que aconteceu.
“O jovem confessou o ‘assassinato’, descreveu a dinâmica dos fatos, especificando que agiu sozinho sob suposta ‘legítima defesa’. A tese defensiva destoa em relação ao estado em que o corpo da vítima foi encontrado, com parte do nariz e bochecha arrancados e várias lesões de golpe de faca”, disse o delegado Demétrius Patrício, titular da DRF.
A apreensão do investigado foi comunicada à justiça, que irá determinar o trâmite específico na esfera judicial, por se tratar de um menor de idade.
Rapidez e eficiência
A própria DRF – em apenas oito horas de diligências – localizou e resgatou um empresário que havia sido sequestrado em Campina Grande, no dia 23 de janeiro. Ele foi encontrado amarrado em um matagal na zona rural de Lagoa Seca.
24 horas – Patos
Outro assassinato, desta vez cometido na cidade de Patos, foi elucidado em menos de 24 horas pelas equipes da Delegacia de Homicídios e Entorpecentes (DHE) daquele município. O crime foi cometido no dia 25 de janeiro, e o autor – também um adolescente – apreendido no dia seguinte.
48 horas – Piancó
O homem que matou um sobrinho na cidade de Piancó também foi localizado e preso rapidamente pela Polícia Civil local. O crime aconteceu no dia 20 de janeiro, e a prisão foi se concretizou 48 horas depois. O investigado confessou o delito, alegando que estava sendo ameaçado pela vítima.
Somente em janeiro/2025
Somente neste primeiro mês do ano, já são diversos outros crimes elucidados pela Polícia Civil em menos de 48 horas:
• Monteiro (12 horas): carro roubado e entregue à vítima na cidade;
• Itatuba (24 horas): prisão de suspeitos de roubar casa lotérica;
• Campina Grande (em flagrante): prisão de homem que tentou matar o filho com marreta;
• Patos (em flagrante): prisão de investigado por diversos crimes patrimoniais;
• Bayeux (24 horas): PC recupera carro que havia sido roubado em João Pessoa;
• João Pessoa (24 horas): PC recupera veículo que havia sido roubado no Bessa;
• Santa Luzia (24 horas): PC prende autor de tentativa de homicídio;
• Pilões (48 horas): PC e PM prendem suspeitos de cometer feminicídio;
• Montadas (24 horas): PC prende envolvido em roubo a residência;
• Campina Grande (06 horas): PC prende envolvidos em assassinato de mulher no Pedregal;
• Esperança (24 horas): PC prende investigado por tentativa de feminicídio;
• Patos (24 horas): PC elucida o primeiro assassinato do ano naquela cidade;
Polícia Civil da Paraíba
Delegacia-Geral
Assessoria de Comunicação
01.02.2025
Investigar e Proteger