Acompanhe tudo sobre a carreta que está vindo na BR-101

Origem e Destino do Transformador:

Origem: Fabricado na China e transportado via marítima até o Porto de Suape, em Pernambuco.

Destino Final: Complexo Eólico Serra da Palmeira, localizado nos municípios de Picuí, Nova Palmeira, Pedra Lavrada, São Vicente do Seridó e Baraúna, na Paraíba.

Especificações Técnicas do Transformador:

Peso: 250 toneladas.

Dimensões: 11,24 metros de comprimento, 4,20 metros de largura e 4,59 metros de altura.

Configuração do Transporte:

Veículos Utilizados: Três caminhões e dois semirreboques.

Estrutura Total: Comprimento de 113,75 metros, largura de 6,90 metros e altura de 5,25 metros.

Peso Bruto Total: 600 toneladas.

Velocidade Média: 7 km/h.

Cronograma e Impacto no Tráfego:

Trechos Afetados: BR-101 e BR-230, nas regiões de Alhandra, Bayeux, João Pessoa, Itabaiana e Riachão do Bacamarte.

Horário das Operações: Das 23h às 4h do dia seguinte, para minimizar o impacto no trânsito.

Recomendações da PRF: Motoristas devem reprogramar viagens ou utilizar desvios durante os horários previstos para a passagem do comboio.

Função do Transformador:

Regulação de Tensão: Essencial para ajustar os níveis de tensão, garantindo a eficiência na transmissão de energia elétrica gerada pelo parque eólico.

Contribuição Energética: Ampliará a capacidade de geração de energia renovável na região, promovendo o desenvolvimento sustentável.

Sobre o Complexo Eólico Serra da Palmeira:

Capacidade Instalada: 648 MW, suficiente para atender aproximadamente 1,7 milhão de habitantes, o que corresponde a cerca de 40% da população da Paraíba.

Estrutura: Composto por 23 parques eólicos, totalizando 108 aerogeradores distribuídos nos municípios de Picuí (36), Nova Palmeira (33), Pedra Lavrada (25), São Vicente do Seridó (10) e Baraúna (4).

Investimento: Estimado em R$ 3,7 bilhões.

Início das Obras: Outubro de 2023.

Previsão de Operação: 2025.

Desenvolvimento: Projeto da CTG Brasil, sendo o maior empreendimento eólico da empresa fora da China.

Operação Logística:

Escolta: Coordenada pela PRF, utilizando 12 viaturas e oito motocicletas para garantir a segurança durante o transporte.

Pontos de Desvio: Estabelecidos ao longo da BR-101 para minimizar congestionamentos e facilitar o fluxo de veículos.

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