Ação acontece nas Unidades de Saúde até o mês de junho
A Secretaria de Saúde, por meio da coordenação de Imunização, está realizando uma campanha de vacinação contra o HPV, voltada para a população com idades entre 15 e 19 anos, que não foram vacinados na idade prevista no calendário do Programa Nacional de Imunização (PNI) ou que não tenham comprovação na caderneta de vacinação.
A campanha, que teve início nesta segunda-feira (17) e vai até 17 de junho, é uma ação estadual e visa aumentar a cobertura vacinal contra HPV, promovendo a prevenção de complicações relacionadas ao vírus, a exemplo do câncer de colo de útero, vulva, pênis, ânus e orofaringe.
Em Cabedelo, o público alvo – a população não vacinados no período previsto pelo PNI – é de 3.122 jovens. As vacinas estão sendo ofertadas em todas as unidades de saúde da família do município, bastando apenas comparecer no horário regular de atendimento com a caderneta de vacinação e documento pessoal para ser imunizado.
Para intensificar a campanha, os agentes de saúde estão realizando busca ativa na comunidade e estão sendo programadas ações nas escolas e em pontos estratégicos da cidade.
O HPV (Papilomavírus Humano) é um vírus que afeta a pele e as mucosas, e é a infecção sexualmente transmissível mais comum no mundo.
A vacina contra o HPV, que é oferecida gratuitamente pelo SUS desde 2014, é a forma mais eficaz de prevenção e, juntamente com o uso de preservativos, ajudam a reduzir o risco de contaminação.